O Cruzeiro se livrou, neste sábado (3/12), de qualquer chance de rebaixamento à Série B. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, a Raposa não está ‘de férias’ no Campeonato Brasileiro. Para se classificar sem riscos à Copa Sul-Americana, o time celeste precisa pontuar na 38ª rodada.
A última partida do Cruzeiro será contra o Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte. As equipes se enfrentam na quarta-feira (6/12), a partir das 21h30. Todos os últimos dez jogos do Brasileirão serão no mesmo dia e horário.
A vaga na próxima edição da Sul-Americana é a única coisa que que está em aberto para o Cruzeiro. Para disputar o torneio, a equipe estrelada tem que terminar o Brasileirão entre os 14 primeiros colocados. No momento, a Raposa está em 14º lugar, com 46 pontos.
Dos times que estão abaixo do Cruzeiro, o único que ainda pode o ultrapassar é o Santos, que tem 43. Se perder para o Palmeiras, e o Santos vencer o Fortaleza na 38ª rodada, o time mineiro sairá da zona de classificação para a competição da Conmebol. A partida entre o Alvinegro Praiano e o Leão do Pici será na Vila Belmiro, em Santos.
Nesse cenário, o Santos igualaria o Cruzeiro em pontos e o ultrapassaria na contagem de vitórias (12 contra 11). O número de triunfos é o critério primário de desempate no Brasileirão.
Leia também: UMFG atualiza chance do Cruzeiro disputar a Sul-Americana em 2024
Empate entre Cruzeiro e Botafogo
Botafogo e Cruzeiro se enfrentaram neste sábado, no Nilton Santos, na cidade do Rio de Janeiro. As equipes empataram por 0 a 0, em confronto pouco movimentado da 37ª rodada. Esse resultado matou as chances de título brasileiro do Glorioso.