O Cruzeiro se livrou do risco de rebaixamento à Série B ao empatar por 0 a 0 com o Botafogo, domingo (3/12), no estádio Nilton Santos, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste encerra a participação na competição diante do Palmeiras, às 21h30 desta quarta-feira (6/12), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 38ª rodada.
Em 14º na Série A, com 46 pontos, a Raposa está na zona de classificação à Copa Sul-Americana de 2024. O objetivo é manter a posição ou subir na tabela para retornar a uma competição internacional no ano que vem.
Veja a seguir como ficará o Cruzeiro em caso de vitória, empate ou derrota contra o Palmeiras.
Vitória
Se vencer o Palmeiras, o Cruzeiro sobe de 46 para 49 pontos e pode, na melhor das hipóteses, terminar em 12º lugar. Para isso ocorrer, seria necessária a combinação abaixo:
- Derrota do Cuiabá (12º, com 48) para o Athletico-PR
- Empate do Corinthians (13º, com 47) com o Coritiba
No pior cenário, o time celeste manteria a 14ª posição, que confere presença na próxima edição da Sul-Americana.
Empate
Em caso de empate com o Palmeiras, o Cruzeiro vai a 47 pontos. A única possibilidade de ascender na classificação seria com a derrota do Corinthians para o Coritiba.
Todavia, a igualdade com o Verdão assegura a vaga na Sul-Americana, pois o Santos, 15º colocado, só pode chegar a 46 pontos.
Derrota
Se perder para o Palmeiras, o Cruzeiro permanece com 46 pontos. A ida à Copa Sul-Americana poderia ser ameaçada pelo Santos, que subirá de 43 para 46 caso ganhe do Fortaleza.
Nos critérios de desempate, o Peixe teria um triunfo a mais que a Raposa e pularia para 14º no Brasileiro.
Probabilidades
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem 90,1% de chance de disputar a Copa Sul-Americana em 2024. O Santos aparece com 9,9%.
Vasco e Bahia ainda lutam pela permanência na Primeira Divisão, mas não têm nenhuma perspectiva de alcançar o 14º lugar, o último dos qualificados para a Sula.
Classificação do Brasileiro
O Campeonato Brasileiro de 2023 tem o Palmeiras como virtual campeão. Com 69 pontos, o Verdão está com oito gols de saldo à frente do vice-líder, Atlético, que soma 66.
Para conquistar o improvável título, o alvinegro mineiro tem de ganhar de goleada do Bahia, além de torcer para que o rival Cruzeiro faça o mesmo contra o Palmeiras.
Assim como Palmeiras e Atlético, os clubes garantidos no G6 são Flamengo, Grêmio, Botafogo e Bragantino. Os quatro primeiros vão diretamente à fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto e o sexto disputam as etapas preliminares.
Fluminense (atual campeão da Libertadores) e São Paulo (vencedor da Copa do Brasil) também estarão no principal torneio de clubes da América do Sul.
Na outra ponta da Série A, Goiás, Coritiba e América já estão rebaixados. Santos, Vasco e Bahia são os candidatos à vaga restante na Segunda Divisão.
- Palmeiras – 69 pontos (+31 gols de saldo)
- Atlético – 66 pontos (+23 gols de saldo)
- Flamengo – 66 pontos (+15 gols de saldo)
- Grêmio – 65 pontos
- Botafogo – 64 pontos
- Bragantino – 62 pontos
- Fluminense – 56 pontos (16 vitórias)
- Athletico-PR – 56 pontos (14 vitórias)
- Internacional – 52 pontos
- Fortaleza – 51 pontos
- São Paulo – 50 pontos
- Cuiabá – 48 pontos
- Corinthians – 47 pontos
- Cruzeiro – 46 pontos
- Santos – 43 pontos
- Vasco – 42 pontos
- Bahia – 41 pontos
- Goiás – 35 pontos
- Coritiba – 30 pontos
- América – 24 pontos