CRUZEIRO

Cruzeiro conseguirá atingir meta de Ronaldo no Brasileiro? Veja números

Antes de a Série A do Campeonato Brasileiro começar, Ronaldo Fenômeno definiu metas para o Cruzeiro atingir na tabela de classificação
Foto do autor
Compartilhe

Antes de o Campeonato Brasileiro começar, Ronaldo e sua comissão de gestores definiram metas para o Cruzeiro na temporada. Os planos para o ano de 2023 foram revelados em evento fechado da SAF, em abril. Passados oito meses, é possível dizer que a Raposa atingirá o que foi planejado pelo Fenômeno?

Sim e não. O planejamento inicial da diretoria celeste previa que o time encerrasse o Brasileirão em 12º lugar, com 53 pontos e vaga garantida na Copa Sul-Americana. Até o momento, nenhuma dessas projeções foi concluída com sucesso.


Com o empate por 1 a 1 com Botafogo, nesse domingo (3/12), o Cruzeiro chegou à marca de 46 pontos na competição. A equipe mineira está em 14º lugar, dentro da zona de classificação para o torneio continental, mas sem garantia de que seguirá assim após o término da 38ª rodada.

Do que o Cruzeiro precisa para terminar o Brasileirão em 12º lugar?

Resta apenas um jogo para o Cruzeiro. Por isso, é impossível que a Raposa atinja a pontuação estipulada por Ronaldo. No cenário mais positivista, o time termina a Série A com 49 pontos – quatro a menos que o desejado pela cúpula da SAF.

A posição dos sonhos ainda é possível de ser alcançada, mas há um porém: o Cruzeiro não depende apenas de si para terminar o campeonato nela. Cuiabá (12º, com 48) e Corinthians (13º, com 47) precisam tropeçar no encerramento do Brasileirão para que os mineiros subam duas colocações.

O Dourado não pode pontuar diante do Athletico-PR, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Se empatarem o confronto, os mato-grossenses levaram a vantagem mesmo que o Cruzeiro se iguale em pontuação. O Cuiabá tem duas vitórias a mais que a equipe celeste (13 x 11).

Já o Corinthians pode no máximo empatar com o Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba. O Timão só consegue chegar a 48 ou a 50 nesta semana. Sendo assim, o Cruzeiro só atinge a meta de Ronaldo se o rival paulistano perder ou empatar a partida decisiva. Todos confrontos da 38ª rodada serão disputados na quarta-feira, às 21h30.

Do que o Cruzeiro precisa para se classificar à Sul-Americana?

A vaga na próxima edição da Sul-Americana é a única coisa que que está em aberto para o Cruzeiro. Para disputar o torneio, a equipe estrelada tem que terminar o Brasileirão entre os 14 primeiros colocados.

Dos times que estão abaixo do Cruzeiro, o único que ainda pode o ultrapassar é o Santos, que tem 43. Se perder para o Palmeiras, e o Santos vencer o Fortaleza na 38ª rodada, o time mineiro sairá da zona de classificação para a competição da Conmebol. A partida entre o Alvinegro Praiano e o Leão do Pici será na Vila Belmiro, em Santos.

Nesse cenário, o Santos igualaria o Cruzeiro em pontos e o ultrapassaria na contagem de vitórias (12 contra 11). O número de triunfos é o critério primário de desempate no Brasileirão.

Compartilhe