CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro x Palmeiras: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileiro

Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 38ª e derradeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Após oito longos meses, chegamos ao último dia do Campeonato Brasileiro de 2023. Disputada do início ao fim, a Série A deste ano se encerra com rodada simultânea, nesta quarta-feira (6/12), às 21h30. O 38º adversário do Cruzeiro será o Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Para os dois lados há algo em jogo. O time alviverde assumiu a liderança no fim de novembro, depois 31 jogos de reinado do Botafogo, e está a poucos passos de levantar o troféu pela 12ª vez na história. No caso do Cruzeiro, a briga é por vaga na próxima Copa Sul-Americana.


Cruzeiro x Palmeiras: situações no Campeonato Brasileiro

O Palmeiras é líder isolado do Brasileirão, com 69 pontos. Empate ou vitória diante do Cruzeiro é garantia de título para os paulistas. A equipe treinada por Abel Ferreira pode ser campeã até em caso de derrota no Mineirão, mas aí dependeria do resultado do Atlético contra o Bahia. O Verdão tem 31 gols de saldo – oito a mais que o Galo.

Já o Cruzeiro está na 14ª colocação, com 46 pontos, dentro da zona de classificação para a Sul-Americana. Se vencer ou empatar com o Palmeiras, a Raposa voltará a jogar o torneio após sete anos. Em caso de derrota, o time celeste passaria a depender do resultado de Fortaleza x Santos.

Na 15ª posição, Peixe é o único adversário que pode impedir o Cruzeiro de bater a meta estipulada por Ronaldo. O Alvinegro Praiano tem três pontos a menos que a Raposa, mas o mesmo número de vitórias (11). Se vencer o Leão do Pici, e a equipe mineira perder para o Palmeiras, o Santos é que fica com a vaga continental.

Cruzeiro x Palmeiras: onde assistir

A partida que vale o título brasileiro será transmitida por Globo (TV aberta), Premiere (pay-per-view) e Globoplay (streaming).

Cruzeiro x Palmeiras: prováveis escalações

Há poucas dúvidas a respeito das escalações de Cruzeiro e Palmeiras. Os times manterão formações similares às que entraram em campo na 37ª rodada da Série A.

Leia também: Cruzeiro e Mineirão fazem apelo a torcedores do Palmeiras

Cruzeiro

A Raposa terá o reforço do lateral-direito William contra o Verdão. Suspenso, o ala não atuou no empate por 0 a 0 com o Botafogo, nesse domingo, no Rio de Janeiro. Nenhum atleta que estava pendurado recebeu cartão amarelo nesse jogo.

O principal desfalque é o zagueiro Neris, ausência na lista de relacionados por causa de questões familiares. Usado no segundo tempo das últimas partidas, João Marcelo é o seu substituto natural.

Com isso, a comissão interina formada por Paulo Autuori e Fernando Seabra deve manter nove dos 11 jogadores que foram titulares diante do Glorioso. A única outra saída será de Helibelton Palacios, que ocupou a vaga de William no lado direito da defesa.

  • Provável escalação: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva e Japa; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.
  • Desfalques: Matheus Jussa (lesão na coxa direita), Ramiro (lesão no joelho direito), Filipe Machado (lesão na coxa esquerda), Wesley (lesão no ombro esquerdo), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles direito) e Neris (questões familiares).

Palmeiras

O Palmeiras chega a Belo Horizonte com dúvida apenas na lateral-esquerdo. Dono da posição, Joaquín Piquerez foi substituído com dores no joelho esquerdo na vitória alviverde por 1 a 0 sobre o Fluminense, no domingo, em São Paulo.

Caso o uruguaio não tenha condições de jogo, Abel Ferreira escalará Vanderlan na vaga. Os meias Gabriel Menino e Dudu e o atacante Rony são baixas confirmadas no time paulista.

  • Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Zé Rafael, Richard Rios, Raphael Veiga e Piquerez (Vanderlan); Breno Lopes e Endrick.
  • Desfalques: Dudu (lesão no joelho direito), Rony (lesão no antebraço direito) e Gabriel Menino (lesão no tornozelo direito).

Leia também: D’Alessandro está de saída do Cruzeiro; saiba motivo

Cruzeiro x Palmeiras: personagens

“O Campeonato Brasileiro não acabou, temos objetivo na competição. Vamos fazer nosso melhor contra o Palmeiras para buscar essa vaga na Sul-Americana, que é um objetivo institucional importante para a temporada”

Fernando Seabra, técnico interino do Cruzeiro

“Eu disse duas coisas para eles. Que se eles largassem, eu também largava. Seria o primeiro a largar. A segunda eu disse que nós tínhamos uma oportunidade de sair, eu como melhor treinador e ele como os melhores jogadores. Os momentos de dificuldade são os que podem nos fazer crescer. E eles entenderam o que eu quis dizer. Às vezes, quando se está a 13 ou 14 pontos, a tendência é que você pense que não há mais nada a fazer, mas nós temos uma identidade, um caráter. Essa equipe tem uma história enorme nesse clube. Isso é o que me enche mais de orgulho nessa equipe.”

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

Cruzeiro x Palmeiras: arbitragem

  • Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
  • Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Compartilhe