CRUZEIRO

Bruno Rodrigues oscila como o Cruzeiro, mas tem ano de protagonista

Protagonista no Cruzeiro, Bruno Rodrigues viveu ano de oscilações, mas garantiu a permanência celeste na Série A e vaga na Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

Remanescente do título do Cruzeiro na Série B, Bruno Rodrigues ganhou papel de maior destaque em 2023. O atacante de 26 anos foi líder de gols e assistências na temporada de reestreia da Raposa na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Pelo lado esquerdo ou como falso nove. Em situações de perigo ou jogos com placar já definido. Foram muitos os cenários em que Bruno se mostrou decisivo para garantir a permanência na Série A e a classificação do Cruzeiro para a Copa Sul-Americana. O ano, porém, foi de oscilações.

Artilheiro e garçom da Raposa

Bruno Rodrigues balançou as redes 13 vezes e distribuiu sete passes a gol em 49 partidas neste ano. Esses números, apesar de não serem exuberantes, se sobressaem bastante quando analisamos o que foi a realidade do setor ofensivo celeste

Mesmo somados, os outros jogadores que fecham o pódio de artilheiros do Cruzeiro não tiveram tantos gols quanto o camisa 9 em 2023. O centroavante Gilberto colocou seis bolas no fundo da rede, e o meia Nikão marcou quatro tentos nesta temporada.

Protagonista na luta contra novo rebaixamento

Na reta final do Brasileirão, a Raposa emplacou sequência negativa com Zé Ricardo e caiu para a 17ª posição da tabela. O treinador não resistiu aos resultados ruins e foi demitido a seis partidas do término do campeonato.

Pressionada pelo risco de novo rebaixamento, a diretoria do Cruzeiro apostou em uma comissão técnica caseira para buscar uma reação. Com três participações importantes, Bruno Rodrigues ajudou o time a sair do Z4 logo nos três primeiros jogos da curta era dos interinos Paulo Autuori e Fernando Seabra.

Foi do atacante o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no Castelão, e a assistência para o tento de Robert no triunfo por 1 a 0 diante do Goiás, na Serrinha. Ele também marcou contra o Vasco, em partida que terminou empatada por 2 a 2 no Mineirão.

Erros e acertos em cobranças de pênalti

Apesar de ter contribuído para livrar o Cruzeiro da queda, um pênalti perdido marcou os últimos jogos de Bruno Rodrigues em 2023. O camisa 9 teve uma cobrança defendida pelo goleiro Bento no empate por 1 a 1 com o Athletico Paranaense, no Mineirão, pela 36ª rodada. Esse lance ocorreu quando a Raposa estava em desvantagem no placar.

Bruno foi substituído minutos após desperdiçar a batida e acabou discutindo com torcedor na saída de campo. O atleta desabafou sobre o assunto após a namorada e alguns familiares sofrerem ataques nas arquibancadas do estádio. Esse episódio ganhou grande repercussão nas redes sociais.

Cobrador oficial do Cruzeiro, Bruno errou dois pênaltis na temporada. O primeiro foi sido na derrota por 2 a 0 para o Fluminense, em maio, também no Mineirão. Nessa ocasião, o ponta teve forte discussão com o centroavante Henrique Dourado para decidir quem iria para a batida.

Dos 13 gols de Bruno, quatro foram marcados de pênalti: ele acertou cobranças nas vitórias sobre Patrocinense (2 a 1) e Caldense (2 a 1), no Campeonato Mineiro, e no empate com o Vasco (2 a 2) e na derrota para o Internacional (2 a 1), pelo Campeonato Brasileiro.

Futuro de Bruno Rodrigues pode ser longe do Cruzeiro

Não se sabe ainda em qual time Bruno Rodrigues vai atuar em 2024. Para permanecer com o jogador, emprestado desde o ano passado pelo Tombense, o Cruzeiro terá que abrir o cofre e comprar mais uma parte de seus direitos percentuais. A Raposa já é dona de fatia de 33%.

Perguntado sobre o futuro em diversas entrevistas no segundo turno do Brasileirão, Bruno disse que adora vestir a camisa do Cruzeiro, mas não sabe o futuro da carreira. Ele deixou em aberto a possibilidade de aberto de continuar no clube, mediante a conversas com os empresários e a diretoria celeste.

Em setembro, o camisa 9 recusou proposta milionária do Al-Taawon, da Arábia Saudita. Na época, Bruno optou por ficar no Cruzeiro. Foi nesse período em que o atleta passou três meses sem marcar gols e foi reserva em vários jogos.

Uma resolução para Bruno deve ser encontrada nas próximas semanas, já que o atacante interessa a outros clubes do futebol brasileiro. Não há obrigação de compra no contrato do Cruzeiro com o Tombense. Existe apenas um acordo verbal em caso de propostas de outras equipes.

Jogos do Cruzeiro em que Bruno Rodrigues participou de gols

  1. Patrocinense 1 x 2 Cruzeiro – 1ª fase do Mineiro: 1 gol
  2. Cruzeiro 1 x 1 Atlético – 1ª fase do Mineiro: 1 gol
  3. Villa Nova 0 x 4 Cruzeiro – 1ª fase do Mineiro: 1 assistência
  4. Caldense 1 x 2 Cruzeiro – 1ª fase do Mineiro: 1 gol e 1 assistência
  5. Cruzeiro 1 x 1 Democrata-SL – 1ª fase do Mineiro: 1 gol
  6. Cruzeiro 1 x 0 Grêmio – 2ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  7. Cruzeiro 2 x 0 Náutico – 3ª fase da Copa do Brasil: 1 assistência
  8. RB Bragantino 0 x 3 Cruzeiro – 3ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  9. América 0 x 4 Cruzeiro – 6ª rodada do Brasileirão: 1 assistência
  10. Grêmio 1 x 1 Cruzeiro – ida das oitavas da Copa do Brasil: 1 gol
  11. Flamengo 1 x 1 Cruzeiro – 8ª rodada do Brasileirão: 1 assistência
  12. Bahia 2 x 2 Cruzeiro – 10ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  13. Cruzeiro 1 x 1 Corinthians – 20ª rodada do Brasileirão: 1 assistência
  14. Santos 0 x 3 Cruzeiro – 23ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  15. Cruzeiro 3 x 0 Bahia – 29ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  16. Cruzeiro 1 x 2 Internacional – 32ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  17. Fortaleza 0 x 1 Cruzeiro – 30ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  18. Cruzeiro 2 x 2 Vasco – 33ª rodada do Brasileirão: 1 gol
  19. Goiás 0 x 1 Cruzeiro – 35ª rodada do Brasileirão: 1 assistência
Compartilhe