CRUZEIRO

Cruzeiro faz oferta ao volante Fernando, ídolo de clube espanhol

Cruzeiro apresentou ao staff do volante Fernando, de 36 anos, um projeto esportivo atraente, além de boa proposta financeira
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro apresentou uma oferta oficial por Fernando, que soma passagens por Porto, Manchester City, Galatasaray e se tornou ídolo no Sevilla. A Raposa aguarda a definição do futuro do volante no clube espanhol para dar os próximos passos na negociação. O jogador de 36 anos tem contrato válido até o final de junho de 2024.

A reportagem de No Ataque apurou que o Cruzeiro pretende ser assertivo no mercado e não deve cometer ‘loucuras’ financeiras por nenhum atleta. Deste modo, a proposta por Fernando se encaixa na realidade do clube prevista para a próxima temporada.

O departamento de futebol cruzeirense apresentou ao staff do meio-campista um projeto esportivo atraente, além de boa proposta financeira. Ele seria o ‘cão de caça’ pretendido pela diretoria para reforçar o meio-campo. Porém, ainda não há otimismo quanto à conclusão da negociação.

À reportagem, uma pessoa ligada ao staff de Fernando disse que não conversará com a imprensa enquanto a situação do jogador com o Sevilla não estiver resolvida. A evolução nas tratativas com o Cruzeiro depende de uma possível rescisão antecipada com a equipe espanhola.

Já o Cruzeiro não comenta publicamente negociações que não foram concretizadas.

O interesse da Raposa no jogador foi antecipado pelo jornalista Venê Casagrande, do SBT, e confirmado pelo No Ataque.

Situação de Fernando no Sevilla

Fernando chegou ao Sevilla em 2019 e logo conquistou o status de ídolo, ao faturar dois títulos da Europa League (2019/2020 e 2022/2023). A atual temporada europeia é a quinta do volante com a camisa blanquirroja.

Ele está em processo de recuperação de uma subluxação no ombro. Fernando se lesionou durante o empate por 1 a 1 com o Villarreal, em 3 de dezembro, pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol.

Em reta final de contrato com o Sevilla, Fernando já poderia assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir de 1º de janeiro de 2024. Contudo, ele tenta a rescisão antecipada do vínculo para voltar ao Brasil.

Fernando já disputou 167 jogos pelo Sevilla

Em novembro, o volante afirmou à Rádio Marca, da Espanha, que não pretendia renovar o contrato. Além disso, ele deu pistas sobre seu futuro.

“Acho que será a última (temporada). Não vou mentir para vocês. Tenho 36 anos, então acho que sim. Não posso dizer 100%, mas posso dizer 99%. (…) Espero fazer mais uma temporada muito boa, que todas as pessoas sintam a minha falta. Talvez continue minha carreira no Brasil ou em Portugal”, disse à época.

Ao todo, Fernando acumula 167 jogos, sete gols e dez assistências pelo Sevilla.

Interesse do Vasco

O meia também atraiu o interesse do Vasco na janela do meio do ano. O cruzmaltino abriu negociações com Fernando, mas as tratativas não evoluíram a ponto de ser apresentado uma oferta ao Sevilla.

Em meio às conversas, o clube espanhol recebeu uma proposta de R$ 5,2 milhões do Al-Ahli, da Arábia Saudita, por Fernando, o que fez o time carioca sair da jogada.

Carreira do volante de 36 anos

Fernando é natural de Brasília e também tem cidadania portuguesa. Ele iniciou sua carreira defendendo o Vila Nova-GO, em 2006, mas logo partiu rumo ao futebol europeu.

O volante foi contratado pelo Porto em 2007, porém foi emprestado em sua primeira temporada no ‘Velho Continente’. Ele atuou pelo Estrela da Amadora em 31 partidas antes de retornar ao gigante português.

O experiente jogador foi multicampeão pelo Porto, com 12 títulos conquistados. Em seis temporadas, foram 236 jogos, seis gols e seis assistências. Depois disso, seguiu em busca de um novo desafio no Manchester City.

Ele também se consolidou no clube inglês. Contudo, conquistou apenas uma taça: a Copa da Liga de 2015/2016. Titular absoluto da equipe em grande parte das três temporadas, Fernando entrou em campo em 101 oportunidades, com sete participações em gols.

Antes de chegar ao Sevilla, Fernando ainda teve experiência no futebol turco, onde ficou de 2017 a 2019. Ele vestiu as cores do Galatasaray 58 vezes, com quatro gols, e faturou o Campeonato Turco e a Taça da Turquia.

Compartilhe