Janeiro chega ao fim nesta terça-feira (31/1). Junto disso, está terminado o primeiro mês do Cruzeiro em 2024. A Raposa se reapresentou no dia 5, com novidades no comando técnico e também no elenco. O No Ataque faz, a seguir, uma balanço dos primeiros momentos do ano celeste.
Entre as caras novas na Toca da Raposa, está o treinador Nicolás Larcamón. Com experiência no futebol mexicano, o argentino tem vivido o primeiro trabalho no Brasil. Até o momento, disputou duas partidas pelo Cruzeiro, com uma vitória e um empate.
Estreia de Larcamón
A estreia foi contra o Vila Nova, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Na ocasião, Larcamón apostou em esquema de 3-5-2, que era utilizado na fase ofensiva. Para se defender, a equipe utilizava o 4-4-2
Apesar das dificuldades encontradas ao longo da partida, o Cruzeiro venceu por 2 a 1. Juan Dinneno, reforço para a temporada, abriu o placar e, no fim do segundo tempo, quando o jogo estava empatado, João Pedro marcou o gol decisivo.
Empate com o Athletic
Passado o nervosismo da estreia, a expectativa era de uma atuação melhor contra o Athletic, na segunda rodada. Entretanto, não foi o que ocorreu. Em um jogo marcado por expulsões de jogadores do Cruzeiro, a partida terminou empatada por 1 a 1.
A Raposa se mostrou muito previsível nas jogadas ofensivas e apresentou muitas falhas de organização na defesa. O lateral-direito Wesley Gasolina e zagueiro Neris foram expulsos no fim da segunda etapa.
Desempenho dos reforços
O Cruzeiro iniciou a temporada com seis novos jogadores: o goleiro Léo Aragão, o zagueiro Zé Ivaldo, o volante Lucas Romero e os atacante Juan Dinneno, Rafa Silva e Gabriel Veron. Até o momento, somente três entraram em campo.
O destaque fica por conta de Dinneno. O camisa 9 é a esperança de gols da torcida para 2024. E o começo é animador: um gol em dois jogos.
Zé Ivaldo foi titular na partida contra o Athletic, enquanto Rafa Silva entrou ao decorrer da segunda etapa nos dois jogos do Estadual.
Léo Aragão é considerado terceiro goleiro e a tendência é que ele demore para estrear com a camisa do Cruzeiro. Lucas Romero se lesionou durante a pré-temporadas, mas já se recuperou e deve ser relacionado em breve. Veron torceu o pé direito durante atividade na Toca da Raposa 2 e terá de passar por intervenção cirúrgica.
Larcamón lida com ausências
Lesionados desde o ano passado, o meio-campista Ramiro (ruptura de ligamentos no joelho direito) e os atacantes Rafael Bilu (ruptura do tendão de Aquiles) e Wesley (cirurgia no ombro esquerdo) ainda não têm previsão de retorno aos gramados. O trio segue em recuperação no departamento médico celeste.
Leia: Cruzeiro pode ter até 10 ausências em clássico contra o Atlético
Além de Gabriel Verón, outro atacante está afastado dos gramados. Rafael Elias fará uma cirurgia corretiva no úmero do braço direito, que ele havia fraturado anteriormente, antes de chegar ao clube.
Lateral representa o Cruzeiro no Pré-Olímpico
Uma ausência que não se dá por cartão ou lesões é a do lateral-esquerdo Kaiki, de 20 anos. Reserva imediato de Marlon no setor, o ala está com a Seleção Brasileira Sub-23 na disputa do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano. O torneio é disputado desde 20 de janeiro e terminará em 11 de fevereiro.
Retorno de volantes
Recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda, o volante Filipe Machado vira opção para Larcamón. Assim como Lucas Romero, que apresentava desgaste acentuado.
Primeiro grande desafio
O primeiro grande desafio do Cruzeiro em 2024 será neste sábado (3/2), contra o Atlético, na Arena MRV, a partir das 19h30. O duelo será válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro.
Esse será o segundo confronto entre os rivais no estádio do Atlético, que foi inaugurado em 2023. Na primeira partida, disputada pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Cruzeiro venceu por 1 a 0.