O Cruzeiro voltará a campo neste domingo (14/4), às 17h, em busca da reabilitação na temporada após a perda do título mineiro e empate com ‘gosto’ de derrota na Copa Sul-Americana. O time celeste medirá forças com o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A reportagem de No Ataque traz abaixo as prováveis escalações das equipes.
A Raposa chega em baixa para o duelo após dois resultados bem frustrantes para o torcedor no Mineirão. O Cruzeiro viu o rival Atlético ficar com o título do Campeonato Mineiro e depois empatou com o modesto Alianza, da Colômbia, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
Os celestes abriram 3 a 0 ainda no primeiro tempo do compromisso internacional, mas cederam o empate no último lance da etapa final. Antes mesmo do término da partida, os cruzeirenses presentes no estádio protestaram contra a postura do time e hostilizaram alguns atletas que vêm sendo contestados.
Já o Botafogo sequer se classificou para as semifinais do Campeonato Carioca e vem de duas derrotas consecutivas na Copa Libertadores. A pressão sobre o elenco também é grande.
O primeiro revés no torneio internacional foi para o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 3 a 1, no Engenhão, no Rio de Janeiro. Na segunda rodada do Grupo D, o alvinegro visitou a LDU e perdeu por 1 a 0, em Quito, no Equador.
Provável escalação do Cruzeiro
O começo da trajetória de Fernando Seabra à frente do profissional do Cruzeiro não está sendo nada fácil. Logo na primeira semana, o comandante está tendo que administrar uma crise técnica de alguns jogadores, como os casos do goleiro Rafael Cabral, do zagueiro Neris e do meia Mateus Vital.
Cabral falhou feio no segundo gol do Alianza ao tentar encaixar a bola com as mãos no gramado e foi muito vaiado pela torcida. Neris também foi alvo das críticas por erros individuais de marcação e de passe. Já Vital foi questionado por não colaborar ofensivamente na construção do time.
Desses, apenas Mateus deve perder a condição de titular. Seabra planeja escalar o volante Ramiro ou o meia José Cifuentes entre os 11 iniciais.
Outra mexida certa na equipe será no setor de ataque. Juan Dinenno foi preservado após se queixar de um incômodo muscular. Já havia receio quanto à utilização do centroavante argentino, já que ele sofreu uma pancada no nariz contra o Alianza e seria poupado. Rafa Silva é o provável substituto do camisa 9.
Sendo assim, o Cruzeiro deve ser escalado com Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro (José Cifuentes) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Rafa Silva.
Novidade no banco de reservas
Seabra terá uma alternativa interessante para o ataque no banco. Robert voltou a ser relacionado após um tempo fora das convocações. O atacante pode ser uma ‘válvula’ de escape pelo lado esquerdo.
A ausência sentida foi a de João Pedro. O atacante de 21 anos voltou a treinar com o grupo no início desta semana depois de período afastado por indisciplina, mas não foi relacionado. Ele ainda teve o contrato renovado com o Cruzeiro nessa sexta-feira (12/4).
Provável escalação do Botafogo
O Botafogo também passa por um momento similar ao do Cruzeiro de adaptação do novo comando técnico. O técnico português Artur Jorge assumiu o time após a saída de Tiago Nunes, em fevereiro.
Dentro de campo, Artur deve manter a estrutura tática (4-4-2) trabalhada desde o primeiro dia no futebol brasileiro. Entretanto, é provável que o treinador promova uma única mudança na equipe.
Novo reforço do Botafogo, o meia Óscar Romero pode ganhar um lugar entre os 11 iniciais. Ele deve entrar na vaga de Jeffinho. O restante do time deve ser o mesmo que foi derrotado pela LDU.
O provável Botafogo tem Gatito Fernández; Mateo Ponte, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Danilo, Marlon Freitas e Óscar Romero (Jeffinho); Luiz Henrique, Junior Santos e Tiquinho Soares.