A prefeitura de Itaúna se manifestou nesta quarta-feira (24/4) sobre postagem de vagas de empregos com a foto do ex-técnico do Cruzeiro Nicolás Larcamón. A publicação foi ao ar nas redes sociais logo após o anúncio da saída do treinador argentino do clube celeste.
A retratação da prefeitura foi motivada por uma notificação extra judicial por parte do Cruzeiro. Em comunicado, o órgão público explicou que não houve intenção em zombar do clube: “Cabe ressaltar que, em momento algum, os profissionais de comunicação tiveram o objetivo diferente da utilidade pública no fomento de vagas de emprego”.
Mesmo com o atrito com o clube, a prefeitura ressaltou a eficácia da publicação: “O post foi creditado e impactou diretamente no atendimento do Sine da cidade com o aumento da procura”.
Passagem de Larcamón no Cruzeiro
O técnico argentino Nicolás Larcamón chegou ao time celeste em janeiro deste ano, com contrato até o final de 2025. No entanto, o treinador acumulou resultados negativos com a eliminação para o Sousa na Copa do Brasil e a derrota para o Atlético na decisão do Campeonato Mineiro.
A passagem de Larcamón terminou ao fim do Estadual, após 14 partidas. Apesar da melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro terminou com o vice-campeonato da competição.
O argentino deixou o comando da Raposa com sete vitórias, quatro empates e três derrotas.
Retratação da prefeitura de Itaúna
A Gerência Superior de Comunicação Social, seguindo recomendação da Procuradoria-Geral do Município, vem a público se retratar junto ao Cruzeiro Esporte Clube, cumprindo notificação extra judicial expedida pelo clube contra a Prefeitura de Itaúna pelo uso da imagem do ex-treinador da instituição em divulgação de vagas de emprego.
Cabe ressaltar que, em momento algum, os profissionais de comunicação tiveram o objetivo diferente da utilidade pública no fomento das vagas de emprego. Diferente de outras páginas de memes, nacionalmente conhecidas por seu objetivo de ‘zuação’, o post foi creditado e impactou diretamente no atendimento do Sine na cidade com aumento da procura. Tal fato é corroborado pela imprensa nacional que destacou a forma criativa de gerar engajamento em uma ação de utilidade pública. Mesmo o uso das redes sociais não tendo uma regulamentação, mesmo creditando e não tendo ferido a Lei nº 9.610/98 pois não houve exploração comercial, pedimos desculpas à quem não conseguiu interpretar o verdadeiro objetivo da publicação e, por hora, se sentiu ofendido