O Cruzeiro emitiu comunicado para justificar o atraso na publicação do balanço financeiro de 2023 da Sociedade Anônima do Futebol. O documento deveria ter sido divulgado no dia 30 de abril.
De acordo com a Raposa, o adiamento se deu por duas principais razões:
- Revisão de receitas comerciais;
- Impactos das transações com a associação civil
Com relação às receitas comerciais, o Cruzeiro buscou “a consultoria de uma empresa de contabilidade internacional e independente” para garantir a precisão dos dados.
Quanto à associação civil, que recebe 20% das receitas da SAF para o pagamento de dívidas, o clube esclareceu que “as revisões são necessárias para assegurar a transparência e conformidade das informações”.
Vale lembrar que o clube-empresa do Cruzeiro agora pertence ao empresário Pedro Lourenço, que comprou 90% das ações do ex-jogador Ronaldo Nazário. No Ataque apurou que o dono do Supermercados BH desembolsará R$ 500 milhões pelo negócio.
Nota do Cruzeiro sobre o balanço financeiro
O Cruzeiro Esporte Clube SAF decidiu adiar a publicação oficial de suas demonstrações financeiras referentes ao ano de 2023. A resolução, embora o clube já tenha consolidado a maioria das informações necessárias, foi motivada por duas principais razões.
Primeiramente, o clube está revisando o tratamento contábil das receitas relacionadas ao contrato de venda de direitos comerciais celebrado em 2023, devido a divergências no mercado sobre essa questão. Para garantir a precisão e adequação das informações, o Cruzeiro buscou a consultoria de uma empresa de contabilidade internacional e independente.
Além disso, estão sendo avaliados os impactos nas transações com partes relacionadas, conforme as demonstrações financeiras do Cruzeiro Associação. Essas revisões são necessárias para assegurar a transparência e conformidade das informações.
Após resolver essas questões, os auditores realizarão as devidas análises complementares para embasar sua opinião sobre as demonstrações financeiras. A previsão é que as atualizações sejam concluídas até o final desta semana, permitindo a publicação dos demonstrativos dentro dos processos regulares de aprovação.
O Cruzeiro SAF lamenta muito o não cumprimento do prazo, reitera seu compromisso com a transparência e governança, e destaca a importância de aderir às melhores práticas para garantir a integridade e precisão das informações financeiras.