CRUZEIRO

Técnico do Atlético-GO já perdeu final para o Cruzeiro e é filho de ídolo celeste

'Rei de Copas', Cruzeiro impediu Jair Ventura de conquistar título nacional logo em seu terceiro ano de carreira
Foto do autor
Compartilhe

Atlético Goianiense e Cruzeiro se enfrentam neste fim de semana, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Técnico do Dragão, Jair Ventura é filho de um grande ídolo celeste e já perdeu uma final para a Raposa, ainda no início da carreira.

O reencontro do treinador com o antigo ‘carrasco’ será neste domingo (12/5), a partir das 16h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.


Técnico é filho de grande ídolo do Cruzeiro

Jair Ventura é filho do lendário atacante Jairzinho, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 1970. O Furacão da Copa atuou pelo Cruzeiro entre 1975 e 1976 e ganhou dois títulos.

No ano de estreia, Jairzinho atuou pouco, mas foi campeão mineiro. Já na temporada seguinte, o ponta-direita foi um dos principais jogadores do Cruzeiro na conquista de sua primeira Copa Libertadores, com 12 gols em 12 jogos.

Ao todo, foram 29 tentos em 50 jogos nessa passagem de pouco mais de um ano pela Toca da Raposa. Jairzinho se despediu após o vice-campeonato mundial, em dezembro de 1976.

O atacante atuou pela última vez no empate por 0 a 0 com o Bayern de Munique, no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de volta da Copa Intercontinental.

Como nasceu em 1979, Jair Ventura não pôde acompanhar a trajetória do pai enquanto atleta. O ídolo celeste se aposentou em 1982, quando o filho tinha apenas três anos. Nas temporadas seguintes, o ex-atacante virou treinador, função que exerceu até 2005.

Cruzeiro frustrou planos de Jair Ventura em final da Copa do Brasil

Em 2018, Jair Ventura era o técnico do Corinthians que enfrentou o Cruzeiro na final da Copa do Brasil. Ele havia começado a carreira apenas dois anos antes, no Botafogo, e ainda não havia conquistado nenhum título.

A Raposa vivia momento positivo sob o comando de Mano Menezes e derrotou o Timão nos dois jogos da decisão. No duelo de ida, vitória por 1 a 0 no Mineirão, com gol de Thiago Neves.

Duas semanas depois, o Cruzeiro venceu o Corinthians por 2 a 1 na Neo Química Arena, em São Paulo. Robinho e De Arrascaeta balançaram a rede para a Raposa, e Jadson fez o único gol dos mandantes.

Esse foi o sexto título do Cruzeiro na Copa do Brasil. A equipe mineira também levantou o troféu nacional em 1993, 1996, 2000, 2003 e 2017.

Jair Ventura só conseguiu ganhar o seu primeiro título como treinador em 2024. No início do ano, o Atlético Goianiense venceu o Vila Nova na final do Campeonato Goiano e foi campeão estadual pela 18ª vez – a terceira consecutiva.

Compartilhe