Um desempenho pouco convincente quase custou a vitória ao Cruzeiro neste domingo (12/5), diante do Atlético Goianiense. Mas a Raposa contou com o brilho de Matheus Pereira para bater o Dragão por 1 a 0, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O meia-atacante marcou na reta final da segunda etapa e garantiu os três pontos e o terceiro triunfo seguido da Raposa. Nos dois tempos da partida, o time errou vários passes e levou sufoco do Atlético-GO. Titular há menos de um mês, o goleiro Anderson teve excelente atuação e impediu os mineiros de serem vazados com duas defesas difíceis.
Tabela do Brasileirão
Quinto colocado, o Cruzeiro termina o fim de semana com 10 pontos – três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, um duelo entre a Raposa e o Internacional foi adiado na última semana. Por isso, a equipe tem uma uma partida a menos que vários adversários.
Situação parecida com a do Atlético-GO, que viu jogo contra o Juventude ser postergado. O Dragão é o 19º colocado da Série A, com um ponto em cinco rodadas – um empate e quatro derrotas.
- Próximo jogo do Atlético-GO será contra o Vitória, no sábado (18/5), às 16h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (sétima rodada do Brasileirão)
- Próximo jogo do Cruzeiro será contra o Unión La Calera, na quinta-feira (16/5), às 21h, no Independência (quinta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana)
Em meio ao calor de Goiânia, times fazem primeiro tempo sem gols
A performance do Cruzeiro foi abaixo do ideal no primeiro tempo. Muitos passes errados e falta de ações pelo lado direito impediram que o time chegasse de forma mais contundente ao ataque. A saída de bola também foi um dos pontos fracos.
Rafa Silva, que é mais produtivo na linha de frente, estava preso na ponta e pouco contribuiu. Já Arthur Gomes converteu a melhor chance do Cruzeiro nos 45 minutos iniciais, mas o gol foi anulado pela arbitragem.
O atacante recebeu a bola por trás dos zagueiros, limpou o goleiro e chutou no fundo da rede. Ele não teve nem tempo de comemorar, pois o bandeirinha logo sinalizou o impedimento.
Arma estratégica do ataque celeste, Zé Ivaldo também levou perigo ao gol do Dragão. Após cobrança de falta, o zagueiro cabeceou a bola, que foi tirada em cima da linha pela defesa. Alix salvou o Atlético-GO de ir para o intervalo em desvantagem.
Do lado rubro-negro, quem teve a maior parte das oportunidades foi Luiz Fernando. O atacante pecou em força e direção e desperdiçou muitas chances quando esteve diante da marcação do Cruzeiro.
Brilho de Matheus Pereira garante vitória ao Cruzeiro
Grande defesa de Anderson impediu a Raposa de levar o primeiro gol do jogo. Após tabela, o lateral Guilherme Romão entrou na área pelo lado esquerdo e deu toque para encobrir o goleiro celeste, que conseguiu espalmar a bola mesmo estando em movimento no ar.
Anderson voltou a ter destaque quando defendeu, com a mão esquerda e no ângulo, um chute de bicicleta do zagueiro Alix. Os ataques do Atlético-GO foram mais efetivos na segunda etapa e incomodaram o Cruzeiro.
Pouco usada nos últimos jogos, a base da Raposa voltou a dar as caras contra o Dragão. O meia Vitinho, destaque do sub-20, estreou pelo time principal do Cruzeiro e pôde atuar por cerca de 30 minutos.
Substituto de Rafa Silva, Rafael Elias quase marcou um belo gol de perna esquerda. O centroavante girou sobre Alix e chutou forte, mas a bola bateu na trave e não entrou.
Sumido em vários momentos da partida, Matheus Pereira mostrou ser poder de decisão no fim do segundo tempo e garantiu a vitória do Cruzeiro fora de casa.
Aos 35′, o camisa 10 recebeu a bola na entrada na área, girou e chutou com confiança no canto do goleiro Ronaldo, que não conseguiu defender: 1 a 0.
A canhota ‘iluminada’ de Matheus Pereira levou os torcedores à loucura no Estádio Antônio Accioly. Apesar de jogar fora de casa, a Raposa teve grande apoio dos cruzeirenses. Muitas pessoas viajaram para Goiânia e cantaram alto o nome do meia celeste.
ATLÉTICO-GO 0 X 1 CRUZEIRO
Atlético-GO
Ronaldo; Bruno Tubarão, Adriano Martins, Alix e Guilherme Romão; Lucas Kal (Vagner Love, aos 37’/2ºT), Gabriel Baralhas e Gabriel Barros (Yony González, aos 16’/2ºT); Shaylon (Danielzinho, aos 26’/2ºT), Luiz Fernando e Derek (Emiliano Rodríguez, aos 26’/2ºT). Técnico: Jair Ventura.
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Ramiro, aos 43’/2ºT) e Álvaro Barreal (Vitinho, aos 20’/2ºT); Matheus Pereira (José Cifuentes, aos 44’/2ºT) , Arthur Gomes (Gabriel Veron, aos 32’/2ºT) e Rafa Silva (Rafael Elias, aos 20’/2ºT). Técnico: Fernando Seabra.
- Motivo: 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 12 de maio de 2024
- Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia
- Gol: Matheus Pereira, aos 35’/2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Luiz Fernando (Atlético-GO); Matheus Pereira e William (Cruzeiro)
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (Fifa/PE)
- Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
- VAR: Rafael Traci (SC)