CRUZEIRO

A caminho do Cruzeiro, Cássio defendeu mais de 30 pênaltis e foi multicampeão no Corinthians

Acertado com o Cruzeiro, Cássio fez história pelo Corinthians; goleiro conquistou nove títulos e defendeu mais de 30 pênaltis
Foto do autor
Compartilhe

Acertado como novo reforço do Cruzeiro, como adiantou o No Ataque nessa terça-feira (14/5), o goleiro Cássio fez história pelo Corinthians. Nos quase 10 anos em que permaneceu no clube paulista, o jogador acumulou mais de 700 jogos, inúmeros títulos e uma quantidade expressiva de pênaltis defendidos.

Formado nas categorias de base do Grêmio, Cássio passou pelos holandeses PSV Eindhoven e Sparta Rotterdam antes de chegar ao Timão, em 2012. Contratado inicialmente para reserva de Júlio César, que havia sido titular na campanha do título brasileiro do ano anterior, Cássio precisou de pouco tempo para assumir a meta corintiana e dar início a trajetória vitoriosa.

Trajetória de Cássio no Corinthians

No primeiro ano no Corinthians, Cássio desempenhou papel fundamental para que o time conquistasse os títulos da Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Na campanha continental, o goleiro ficou bastante marcado por uma defesa que fez no jogo de volta das quartas de final, contra o Vasco, no Pacaembu.

Na partida de ida, em São Januário, as equipes haviam empatado por 0 a 0. No confronto seguinte, o Timão venceu por 1 a 0, mas o principal nome do jogo foi Cássio, que salvou os paulistas de serem vazados quando o placar estava zerado – na época, existia o critério do gol fora de casa, então, caso o Vasco marcasse, o Corinthians teria de vencer por 3 a 1 para avançar.

Aos 17 minutos do segundo tempo, o atacante Diego Souza bloqueou uma tentativa de lançamento do lateral-direito Alessandro, que era o último homem de linha do Corinthians no campo, e saiu cara a cara com o Cássio. O vascaíno, então, chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro, que protagonizou uma defesa histórica.

Assista ao lance:

Na decisão do Mundial de Clubes, o Timão, que havia vencido a Libertadores contra o Boca Juniors, encarou o Chelsea. A partida terminou com triunfo brasileiro por 1 a 0 e, novamente, o nome da partida foi Cássio.

O gol da vitória do Timão foi marcado pelo centroavante Paolo Guerrero aos 23 minutos do segundo tempo, mas antes e depois disso, o goleiro brasileiro realizou ao menos cinco defesas que lhe renderam a renderam o prêmio de melhor jogador da final.

Relembre a atuação:

Melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2015

Em 2015, o Corinthians fez campanha histórica no Campeonato Brasileiro. O time comandado por Tite foi campeão com 81 pontos, 12 a mais que o Atlético, que ficou em segundo lugar com 69. Destacou-se bastante o desempenho defensivo do time, que sofreu apenas 32 gols durante o torneio. Cássio, então, foi eleito o melhor goleiro da competição – e chegou a estar nas discussões para melhor jogador, mas o prêmio ficou com o meio-campista Renato Augusto.

Decisivo no título Paulista de 2018

Em 2018, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram na final da Campeonato Paulista. A primeira partida da decisão, disputada na Neo Química Arena, foi vencida pelo Verdão por 1 a 0. Dessa forma, o alvinegro foi ao Allianz Parque precisando triunfar para ficar com o troféu.

Logo no início da partida de volta, o Timão abriu o placar. O marcador seguiu o mesmo até o fim do tempo regular, com direito a gol do Palmeiras anulado e pênalti a favor dos mandantes cancelado – em uma época que não existia VAR. O título, então, foi decidido nas penalidades, e foi aí que Cássio apareceu.

O goleiro corintiano defendeu duas cobranças, ajudando o time a vencer por 4 a 3 e ser campeão estadual.

Goleiro com mais pênaltis defendidos na história do Corinthians

Cássio deixará o Corinthians como o goleiro que mais pegou pênaltis na história do clube, com 32 cobranças defendidas. São cinco a mais que Ronaldo Giovanelli, que jogou no time nos anos 1990, e defendeu 27.

Das 32 defesas, 22 foram em disputas por penalidades e 10 no tempo normal.

Números de Cássio pelo Corinthians

Cássio é o goleiro com mais jogos na história do Corinthians, com 712 partidas. Além disso, é o segundo jogador que mais vestiu a camisa do Timão, atrás apenas de Wladimir, que disputou 806 jogos.

  • Jogos: 712
  • Vitórias: 316
  • Empates: 217 
  • Derrotas: 179
  • Títulos: Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), Campeonato Brasileiro (2015 e 2017), Copa Libertadores (2012), Recopa Sul-Americana (2013) e Mundial de Clubes (2012)

Cássio no Cruzeiro

Cássio será o novo goleiro do Cruzeiro. O No Ataque apurou que o clube mineiro acertou, nessa terça-feira (14/5), todos os detalhes com o jogador de 36 anos e aguarda apenas a rescisão de contrato do atleta com o Corinthians para oficializar a contratação.

Cássio assinará com a Raposa por três temporadas e terá vencimentos mensais de R$ 700 mil. A diretoria alvinegra até se esforçou para manter o ídolo no clube ao fazer três propostas, mas não adiantou. O experiente jogador já comunicou à diretoria do Timão sua decisão final.

Compartilhe