CRUZEIRO

Cruzeiro: Matheus Pereira se consolida como protagonista e supera números de cinco antecessores

Único camisa 10 dos últimos cinco anos que Matheus Pereira ainda não supera no Cruzeiro é Thiago Neves
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Decisivo nos últimos jogos do Cruzeiro, o meia-atacante Matheus Pereira se consolida cada vez mais como o principal jogador do elenco celeste. Não à toa o clube deve confirmar em breve um investimento milionário junto ao Al-Hilal, da Arábia Saudita, para mantê-lo em definitivo. Estatísticas básicas do futebol já provam sua importância como protagonista da Raposa. Afinal, ele supera os números de cinco antecessores que também ostentaram a camisa 10 do time.

Nesta temporada, Matheus Pereira marcou cinco gols e contribuiu com oito assistências em 22 partidas pelo Cruzeiro. Números superiores aos de Nikão, em 2023; Giovanni, em 2022; Rafael Sobis, em 2021; e Regis e Rodriguinho, ambos em 2020.

Matheus Pereira x camisas 10

No ano passado, temporada em que o Cruzeiro voltou à elite do futebol brasileiro, Nikão, hoje no Athletico-PR, teve uma passagem apagada. Contestado constantemente pela torcida, ele marcou quatro gols e deu três assistências em 32 jogos.

Curiosamente, em 2022, ano da conquista do título da Série B, o Cruzeiro não teve um camisa 10 durante a disputa da competição. Giovanni Piccolomo utilizou esse número apenas no início da temporada, marcando dois gols e contribuindo com uma assistência. Em abril, fora dos planos do então técnico Paulo Pezzolano, ele foi emprestado ao Sport.

Já em 2021, Rafael Sobis vestiu a camisa 10. No ano de sua aposentadoria, ele marcou três gols e deu quatro assistências em 42 confrontos. No início de 2020, Rodriguinho, remanescente do elenco de 2019, usou o número por apenas dois jogos, sem gols ou passes decisivos. Regis, na sequência, assumiu a posição com três gols e quatro passes precisos para os companheiros em 29 jogos.

Próximo a ser batido

O único camisa 10 dos últimos cinco anos que Matheus Pereira ainda não supera é Thiago Neves, que em 2019 marcou nove gols e deu sete assistências em 41 partidas.

Considerando-se, no entanto, a média de gols e assistências de Matheus Pereira, é razoável esperar que ele tão logo também vai deixar Thiago Neves para trás. Mas para isso, o Cruzeiro precisa ratificar a permanência do jogador, emprestado ao clube até o dia 30 de junho.

Quando cedeu Matheus Pereira por empréstimo ao Cruzeiro, o Al-Hilal fixou a opção de compra em 12 milhões de euros (aproximadamente R$ 64,8 milhões). Mas o clube pode conseguir um “desconto”. Antes de vender suas ações da SAF para o empresário Pedro Lourenço, Ronaldo Fenômeno deixou encaminhada uma negociação com dirigentes da Arábia Saudita.

A última investida do clube celeste foi uma proposta de mais de 6 milhões de euros (R$ 34 milhões) por 100% dos direitos econômicos do atleta de 27 anos.

Compartilhe