Pedro Lourenço afirmou que o Atlético neste momento “está muito na frente” do Cruzeiro, mas prometeu equilibrar as forças em dois anos. A declaração do acionista majoritário da SAF celeste foi para o presidente alvinegro, Sérgio Coelho, em evento beneficente no último sábado (18/5), no município mineiro de Crucilândia, a 105 quilômetros de Belo Horizonte.
“Hoje, o Atlético está muito na nossa frente. Tenho consciência disso. Mas dentro de dois anos vamos equilibrar isso!”.
Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro
Os dirigentes de Cruzeiro e Atlético participaram do 11º leilão da Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo do evento foi arrecadar fundos para as duas instituições.
Em outro trecho do vídeo que viralizou em grupos de WhatsApp, Pedrinho prometeu que o Supermercados BH continuaria patrocinando o Atlético, independentemente de sua atuação na gestão do Cruzeiro (assista abaixo).
Momentos de Cruzeiro e Atlético
Cruzeiro e Atlético vivem momentos distintos no futebol brasileiro. Enquanto o time celeste tenta se reerguer depois de passar pela Série B de 2020 a 2022, o Galo frequentemente é alçado a favorito das principais competições ao lado de Palmeiras e Flamengo.
Em 2021, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro (84 pontos), além de chegar às semifinais da Copa Libertadores. Já em 2023, o clube terminou a Série A na terceira posição, com 66 pontos.
Por sua vez, o Cruzeiro foi protagonista somente na Série B de 2022, da qual se sagrou campeão, com 78 pontos. No retorno à elite nacional, o time celeste terminou em 14º, com 47 pontos, e se classificou à Copa Sul-Americana.
Perfis das SAFs
A SAF do Atlético tem como principais investidores Rubens e Rafael Menin (MRV Engenharia), Ricardo Guimarães (banco Bmg) e Daniel Vorcaro (banco Master). Os gestores apostam em elenco com estrelas para brigar por títulos.
Liderado em campo pelo ídolo Hulk, autor de 102 gols em 193 partidas, o Atlético conta com outros atletas de renome e/ou valorizados no mercado, casos do lateral-esquerdo Guilherme Arana, dos meias Gustavo Scarpa e Zaracho e do atacante Paulinho.
Com Pedro Lourenço (Supermercados BH), o Cruzeiro também acena para qualificar o elenco. Prova disso é a contratação do goleiro Cássio e o interesse pelo zagueiro Yerry Mina, o meio-campista Paulinho e o atacante Gabigol.
Entretanto, o cenário era diferente na gestão de Ronaldo Nazário, que optava por uma equipe mais “barata” e sem grandes aspirações nas competições de elite. Por considerar que não teria condições de atender aos anseios da torcida, o Fenômeno decidiu transferir a SAF para Pedrinho.