Comentaristas do SporTV apostam que o Cruzeiro mudará de patamar com a contratação do goleiro Cássio e a entrada da gestão do empresário Pedro Lourenço, que comprou 90% das ações da SAF de Ronaldo Nazário. No programa Boleiragem dessa segunda-feira (20/5), os ex-jogadores Caio Ribeiro, Alex Meschini e Dodô enalteceram a carreira do ídolo do Corinthians e avaliaram o perfil do diretor Alexandre Mattos no mercado da bola. Para o trio, a Raposa criará expectativas em sua torcida de que pode brigar por feitos importantes na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro.
“A SAF quando tinha a gestão do Ronaldo apostava em jogadores mais jovens com potencial de crescimento com o mercado e que você recuperasse o investimento feito. Agora, com o Pedrinho e a chegada o retorno do Alexandre Mattos – e essa sempre foi uma marca do Alexandre, a gente falou isso com ele aqui no Boleiragem -, ele vai ser mais agressivo e vai trazer jogadores mais prontos para dar um pouquinho mais de qualidade técnica para um time que, apesar de ver um bom momento neste início de Brasileiro, ainda traz algumas incertezas”, iniciou Caio Ribeiro.
“Eu concordo que é uma boa para ambos. Tenho certeza que foi passado nessa mudança de bastão do Ronaldo para o Pedrinho a ideia de realmente trazer alguma dessas peças para mudar esse elenco do Cruzeiro de patamar, não somente por causa do Atlético, que tem esse time e é seu arquirrival, é porque o Cruzeiro está nessa condição que tem hoje, né? A vinda de um atleta desse também credibiliza outros. Acho que é um passo importantíssimo para o torcedor do Cruzeiro (…). Tem o Alexandre, né?! Já mostra para o mercado que você vai pensar um pouquinho diferente. O perfil de contratação muda radicalmente. Vai mudar”, continuou Alex.
“O Edu Dracena está lá também, né? Ele é um cara inteligente pra caramba. E aí, na questão das contratações, o Cássio é um goleiro que tem uma história gigante, vai chegar no clube novo. Jogando bem, é legal. O Cássio, do jeito que tá no Corinthians, vai sofrer também. Então, se o Cássio, com a experiência que tem, com o know-how de carreira que ele tem, e jogar bem, é uma boa contratação. Mas tem que performar. E ele vai estar num clube que não tem uma história gigante como ele tem no Corinthians. Então, é aquilo. O futebol continua. O cara tem que performar. O Cruzeiro tá formando um time, pensando naquilo que a gente tá falando aqui, das contratações que podem surgir, de mudar um pouquinho de patamar, e a torcida vai criar uma expectativa muito grande”, completou Dodô.
Cássio no Cruzeiro
Aos 36 anos, Cássio colocou fim à vitoriosa trajetória no Corinthians. O goleiro de 1,95m disputou 712 partidas pelo clube e conquistou diversos títulos relevantes, casos dos Brasileiros de 2015 e 2017, a Copa Libertadores e o Mundial, ambos em 2012. O camisa 12 ainda se mostrou fundamental em momentos difíceis, como a briga contra o rebaixamento à Série B em 2023.
Nem o status de ídolo o poupou de críticas nos momentos turbulentos. Cássio perdeu a titularidade ao falhar na Sul-Americana e viu o suplente, Carlos Miguel, agarrar a oportunidade. Desmotivado, o experiente goleiro aceitou o contrato de três anos oferecido pelo Cruzeiro, que estava à procura de um atleta de renome para a posição depois da saída de Rafael Cabral para o Grêmio.
Cássio só poderá estrear com a camisa celeste a partir de 10 de julho, data de reabertura da janela de transferências no país. Até lá, a Raposa contará com Anderson, que lidou com a pressão de substituir Cabral e aos poucos vem conquistando a confiança dos torcedores azuis.
Temporada 2024
O Cruzeiro iniciou a temporada 2024 colecionando algumas decepções. Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na segunda fase ao perder para o Sousa-PB, time da Série D, por 2 a 0. No Campeonato Mineiro, enfrentou o Atlético na final e perdeu o duelo de volta por 3 a 1, diante de mais de 61 mil torcedores no Mineirão. Os fracassos levaram o clube a passar por profundas mudanças: além da troca de técnico – Fernando Seabra substituiu Nicolás Larcamón -, Pedro Lourenço adquiriu a SAF das mãos de Ronaldo.
Houve melhora nos resultados do Cruzeiro, que vem de sequência de quatro vitórias e um empate. O time ocupa a sexta colocação da Série A, com 10 pontos – e um jogo a menos em relação às equipes que estão acima na classificação. Já na Copa Sul-Americana, a Raposa soma nove pontos em cinco rodadas e só depende das próprias forças para liderar o Grupo B, já que enfrenta a Universidad Católica, do Equador (11 pontos), no dia 30 de maio (quinta-feira), às 21h, no Mineirão.