Servindo a Seleção Equatoriana nos amistosos preparatórios para a Copa América, José Cifuentes foi tema de debate na entrevista coletiva de Álvaro Martins no Mineirão, nessa quinta-feira (13/6). Após a vitória celeste por 2 a 1 sobre o Cuiabá, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o auxiliar técnico de Fernando Seabra explicou por que o volante está sem espaço no time.
De acordo com Martins, Cifuentes entrega menos resultados nos treinos do que os demais concorrentes de posição. O equatoriano disputa vaga direta com Lucas Silva e Lucas Romero, titulares no meio-campo.
“Dentro da mesma lógica de que a gente entrega uma isonomia de treino e a gente tem muito claro o que é que cada jogador deve fazer em campo. Digo isso em uma avaliação tanto de treino quanto de jogos. A gente passa a avaliar o cara dentro desses critérios. Isso serve para o Cifuentes e para outros jogadores que estão à disposição”, disse.
“A gente vai escolher quem estiver treinando melhor e, dentro das oportunidades, entregou as coisas que a gente queria e vai dentro desse sentido. Ele é um jogador bom, que está brigando por posição com o Lucas, Japa, Vitinho, Ramiro e Vital”.
– Álvaro Martins, auxiliar de Fernando Seabra no Cruzeiro.
Coube a Martins dar entrevista coletiva após a vitória do Cruzeiro. Fernando Seabra precisou ser liberado dos compromissos em virtude de um problema familiar.
Volante sem espaço no time
Cifuentes foi preterido da lista de relacionados de Seabra no compromisso contra o São Paulo, pela sétima rodada da Série A. Na oportunidade, os paulistas venceram por 2 a 0, no Morumbis, com gols de Lucas Moura e Calleri.
Já diante do Cuiabá, Cifuentes não pôde ser convocado para compor a equipe por estar representando o Equador em amistosos internacionais. Ele ficou no banco na derrota por 1 a 0 para a Argentina, no último domingo (9/6), e entrou em campo na vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia, nessa quarta-feira (12/6).
Cifuentes ainda terá mais uma oportunidade de jogador pelo Equador antes do início da Copa América. A equipe enfrentará Honduras neste domingo (16/6), às 16h30, nos Estados Unidos.
Cifuentes no Cruzeiro
José Cifuentes se transferiu para o Cruzeiro em fevereiro de 2024, por empréstimo do Rangers, da Escócia. O volante não conseguiu ter sequência como titular na Raposa. Desde o início do ano, soma 18 partidas.
Jogos do Equador na Copa América
Cifuentes vive a expectativa de ser titular na Copa América, que será realizada entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Ele será ausência no Cruzeiro por quase um mês durante o torneio.
O Equador integra o Grupo B, ao lado de México, Venezuela e Jamaica. Ao fim da fase de grupos, as duas primeiras seleções avançam às quartas de final. Também estão na disputa Argentina, Canadá, Peru, Chile, Venezuela, México, Jamaica, Estados Unidos, Bolívia, Uruguai, Panamá, Colômbia, Paraguai, Brasil e Costa Rica.