Dudu desistiu do Cruzeiro? O atacante pode ter sido pressionado pela Mancha alvi Verde, principal organizada do Palmeiras, a não deixar o clube paulista depois do anúncio do Cruzeiro. Veículos de imprensa de São Paulo noticiaram, inclusive, que ele conversou com líderes do grupo nesse sábado (15/6).
Diante da situação, o colunista Jaeci Carvalho, do Jornal Estado de Minas, analisou o imbróglio, uma vez que conversou com Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro. O dirigente revelou detalhes da negociação e garantiu que Dudu procurou o time celeste primeiro com o intuito de deixar o Palmeiras.
‘Caso de polícia’
Em uma live transmitida neste domingo (16/6), no YouTube, Jaeci Carvalho foi enfático ao dizer que, se realmente houve pressão da torcida organizada do Palmeiras para que Dudu não deixe o clube, o “caso é de polícia”.
“Que ninguém condene o Dudu antes dele se manifestar. E se ele está sendo pressionado por uma torcida organizada, é caso de polícia. Se o Dudu for refém de uma torcida organizada que ele vá à polícia e que peça proteção para exercer seu direito de ir e vir”, iniciou o colunista.
“Se o jogador está impedido de ir para o clube que ele assinou e quer ir, onde ele vai ter um contrato de quatro anos para trabalhar, e uma determinada torcida organizada está impedindo ele de fazer isso, isso é crime! Então que essa torcida seja punida! E que deixe o garoto ir jogar onde ele quiser. Ser pressionado por torcida organizada é o fim do mundo, acabou o futebol no Brasil”, ressalta Jaeci.
Palmeiras se manifesta
O Palmeiras se manifestou neste domingo sobre o atacante Dudu. Em postagem em suas redes sociais, o clube paulista informou que o jogador não está relacionado para a partida desta segunda-feira (17/6), diante do Atlético, pelo Campeonato Brasileiro.
Além disso, o clube paulista ressaltou que Dudu tem contrato até 2025, sem mencionar o acordo anunciado pelo Cruzeiro pela contratação do atacante.
Dudu foi um dos protagonistas do período mais vitorioso da história do Palmeiras. Ele venceu os seguintes títulos: uma Copa do Brasil (2015), quatro Campeonatos Brasileiros (2016, 2018, 2022 e 2023), três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Copas Libertadores da América (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).
Dudu foi formado pelo Cruzeiro e estreou no time profissional em 2009. Ele disputou apenas 25 jogos pelo clube celeste. Foi vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, por 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões na cotação da época), em 2011.
Dudu também jogou por Coritiba, Dínamo de Kiev, Grêmio e Al-Duhail, além do Palmeiras.