CRUZEIRO

Do acordo de Cruzeiro e Palmeiras ao ‘não’ de Dudu: a linha do tempo da ‘novela’

Dudu comunicou, nesta segunda-feira (17/6), a decisão de permanecer no Palmeiras e deu fim à novela envolvendo o Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

A novela entre Cruzeiro, Palmeiras e Dudu chegou ao fim nesta segunda-feira (17/6). O atacante comunicou a decisão de permanecer no clube paulista, enquanto a Raposa disse ter retirado oficialmente a proposta pelo jogador. Veja a linha do tempo entre o anúncio do acordo verbal e o encerramento do imbróglio.

Cruzeiro e Dudu chegaram a um acordo

No sábado (15/6), o Cruzeiro animou a torcida ao comunicar havia entrado em acordo com o Palmeiras para contratar Dudu. O clube ainda disse que aguardava o jogador desembarcar em Belo Horizonte nesta semana para realizar exames e assinar o vínculo.

“O bom filho a casa torna”, dizia o post, já excluído, em alusão ao fato de Dudu ter começado a carreira na Toca. O camisa 7 estreou na equipe profissional em 2009. Depois de apenas 25 jogos, transferiu-se para o Dinamo de Kiev, da Ucrânia.

Anúncio agitou ambas as torcidas

Se a torcida do Cruzeiro ficou em êxtase, sobrou preocupação para os fãs do Palmeiras, que aguardavam o retorno de Dudu. Ele não entra em campo desde 27 de agosto do ano passado, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um mês depois, em setembro, precisou passar por cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Recuperado, esteve à disposição do técnico Abel Ferreira e ficou no banco de reservas no triunfo do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Vasco, na quinta-feira (13/6), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

O anúncio da contratação pelo Cruzeiro causou estranhamento, já que Dudu havia se declarado ao Palmeiras um dia antes. No Instagram, ele escreveu que ficou arrepiado quando ouviu o estádio gritar por ele. Disse, ainda, que faria o possível para retribuir dentro de campo o carinho recebido.

Então, os boatos de que o jogador havia desistido da negociação com o Cruzeiro ganharam força. Àquela altura, figuras conhecidas da torcida palmeirense cobraram posicionamento do atacante. Até mesmo o ex-goleiro Marcos se disse decepcionado com a saída de Dudu.

Alexandre Mattos se manifestou

Em meio ao tumulto, Alexandre Mattos, CEO de futebol do Cruzeiro, se manifestou. No domingo (16/6), em entrevista a Jaeci Carvalho, colunista do Estado de Minas, afirmou que Dudu nunca mais terá espaço no Cruzeiro caso decida permanecer em São Paulo.

O Palmeiras não relacionou o jogador para o confronto com o Atlético, nesta segunda-feira (17/6), às 20h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela nona rodada do Brasileiro.

Edu Dracena, diretor técnico do Cruzeiro, disse que o futuro do negócio estava nas mãos de Dudu.

Finalmente, a palavra do Palmeiras

Na manhã desta segunda-feira (17/6), Leila Pereira, presidente do Palmeiras, falou da negociação. Em entrevista ao SporTV, confirmou que os times entraram em um acordo verbal para a venda de Dudu e ccrescentou que o próprio jogador procurou a Raposa.

“Na semana passada, eu autorizei o acordo para a proposta. Foi um acordo entre Palmeiras, Dudu e Cruzeiro. Os três decidiram o melhor para o Palmeiras e para o atleta. Foi isso o que eu fiz. Eu aprovei, e o Cruzeiro também. Aí aconteceu esse imbróglio em que o Dudu disse que iria, depois não iria mais. Pelo Palmeiras, o Dudu esta vendido”, explicou.

Leila disse que, caso o atacante desistisse da negociação, permaneceria no Palmeiras até dezembro de 2025. “Não posso obrigá-lo a assinar o contrato. Não gostaria que isso acontecesse. Tudo na vida da gente tem um ciclo que se inicia e se encerra. Você tem que iniciar de uma forma bonita e encerrar de uma forma linda”.

Mattos confirmou

Em entrevista ao Redação SporTV, também nesta segunda-feira, Mattos disse que o acordo entre os clubes estava assinado. Detalhou que, no dia anterior, Dudu entrou em contato e, em momento algum, comunicou a desistência da transferência.

Dudu descartou o Cruzeiro

Por meio do Instagram, nesta segunda-feira, Dudu anunciou a decisão. O jogador descartou o Cruzeiro e optou por permanecer no Palmeiras.

Foram dias intensos, bem angustiantes e resolvi me pronunciar somente após pensar muito e conversar bastante com a minha família. Realmente, recebi uma proposta muito boa e fiquei balançado. Talvez, eu nunca mais receba uma oportunidade como essa. Tenho 32 anos e me ofereceram quatro anos de contrato. O Cruzeiro é um clube que tenho um enorme carinho e agradeço, demais, pelo reconhecimento, mas sinto que, neste momento, ainda não é a hora de sair e de encerrar o meu ciclo no Palmeiras. Sinto que posso seguir construindo a minha história aqui. Foram dias muito tristes e difíceis. Sofri duras críticas, mas eu sei o que está no meu coração e o quanto respeito essa instituição

Dudu, em post no Instagram

Cruzeiro reagiu à decisão

Logo em seguida, o Cruzeiro reagiu à decisão de Dudu. Em nota, criticou a mudança de opinião, disse ter retirado a proposta pelo atacante e detalhou o perfil de atleta com o qual deseja contar.

Mediante os fatos que se tornaram públicos nos últimos dias, após o anúncio de acordo entre Cruzeiro, Palmeiras e Dudu, o clube celeste se dirige a sua torcida para informar que retirou oficialmente a proposta ao atacante e à equipe paulista. O Cruzeiro encara este assunto como encerrado, pois tem a obrigação de contar em seu elenco com atletas de palavra, compromissados, leais e que verdadeiramente queiram estar no Cruzeiro.

Cruzeiro, em resposta ao Dudu

Compartilhe