O técnico Fernando Seabra surpreendeu ao escalar Filipe Machado no time titular do Cruzeiro contra o Fluminense, no Mineirão, em Belo Horizonte. Isso porque o volante não entrava em campo há dois meses, mas voltou a receber chance no duelo desta quarta-feira (19/6), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.
Machado iniciou a partida formando trinca no meio-campo ao lado de Ramiro e Lucas Silva. Ele precisou ser utilizado por Seabra em razão das características de marcação e combatividade.
O camisa 23 entrou na vaga do volante Lucas Romero, que está lesionado. Nessa terça-feira (18/6), o Cruzeiro informou que o argentino apresentou desgaste muscular na panturrilha esquerda e precisaria de mais dias de recuperação.
A última partida de Machado com a camisa da Raposa havia sido na derrota celeste por 3 a 0 para o Atlético, na Arena MRV, pela terceira rodada da Série A. Na ocasião, ele começou entre os titulares e foi substituído no intervalo.
Machado vinha sendo preterido no Cruzeiro
Desde então, Machado vinha sendo preterido no Cruzeiro. Por ter saída quase certa na janela que será aberta em 10 de julho, ele ficou de fora da lista de relacionados em várias oportunidades.
Contudo, voltou a ser convocado por Seabra nas últimas duas rodadas do Brasileiro. Ele ficou no banco de reservas na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, pela oitava rodada, e no empate por 0 a 0 com o Vasco, pela nona rodada.
Volante deve deixar o clube
Embora tenha sido utilizado por Seabra contra o Fluminense, Machado não deve ficar no clube celeste. Conforme apurado pelo portal No Ataque, o jogador de 28 anos negocia com o Antalyaspor, da Turquia, que tem Alex, ídolo da Raposa, como novo treinador.
Ainda conforme apurado pela reportagem, o interesse do futebol europeu é visto com bons olhos pelo jogador. Um ponto que pesa a favor para que a tratativa tenha um desfecho positivo é a relação de Neco Cirne, empresário do jogador, com o clube turco.
Machado também despertou o interesse do PFK Ludogorets, da Bulgária, no mês passado. A sondagem, no entanto, não evoluiu para algo mais concreto, abrindo brecha para a investida do Antalya.
Passagens pelo Cruzeiro
Nesta temporada, Machado participou de nove das 27 partidas disputadas pelo Cruzeiro. Ele foi titular em seis delas.
Machado chegou ao Cruzeiro em 2020, quando foi emprestado pelo Grêmio. Em 2022, o meio-campista voltou à Toca 2 em definitivo. Ainda naquele ano, foi campeão da Série B.
Em quatro temporadas com a camisa estrelada, Machado disputou 128 partidas e marcou sete gols.