O novo contrato de Matheus Pereira com o Cruzeiro foi publicado nesta sexta-feira (21/6) no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento consta que o meio-campista passou a ter vínculo definitivo com o clube celeste a partir de 20 de junho.
Principal jogador da Raposa, Matheus Pereira assinou contrato até junho de 2026. A permanência do camisa 10 foi anunciada nessa segunda-feira (17/6) por meio das redes sociais do Cruzeiro.
O jogador de 28 anos estava emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, até o fim deste mês. Entretanto, já havia um princípio de acordo costurado ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF do Cruzeiro para a manutenção do armador em Belo Horizonte.
Com o esforço feito por Pedro Lourenço, novo dono do clube-empresa, o Cruzeiro comprou 100% dos direitos econômicos do jogador de 28 anos por R$ 34,5 milhões. Conforme apurou No Ataque, os celestes reduziram pela metade a pedida dos sauditas pelo atleta.
Inicialmente, a cláusula de compra estava estipulada em 12 milhões de euros (R$ 69 milhões) pela totalidade do ‘passe’ do meio-campista.
Meia poderá atuar antes da abertura da janela
O Cruzeiro consultou o regulamento da Fifa para verificar situações específicas envolvendo dois jogadores que estavam emprestados ao clube até o fim de junho, mas foram adquiridos de forma definitiva. Após a análise, o departamento jurídico entendeu que João Marcelo e Matheus Pereira podem atuar normalmente no Campeonato Brasileiro antes mesmo da abertura da janela de transferências, em 10 de julho.
O time celeste temia que os dois atletas fossem desfalques em dois jogos da Série A, entre 1º e 10 de julho. Se isso fosse confirmado, eles perderiam os duelos com Criciúma e Corinthians, pela 14ª e 15ª rodada do torneio, respectivamente.
Conforme apurado por No Ataque, existe uma opção burocrática na Fifa usada pelos clubes para informar que os contratos dos jogadores passaram de empréstimo para definitivo. Depois de acionada a cláusula, a entidade avisa as federações – no caso do Cruzeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – para que seja aprovada a situação legal de jogo dos atletas.
A CBF afirmou a reportagem que o Cruzeiro não há o que temer, tendo em vista que João Marcelo e Matheus Pereira já estavam registrados em favor do clube. A diretoria da Raposa consultou a entidade há duas semanas para esclarecer as dúvidas sobre o tema.
Matheus Pereira no Cruzeiro
Nascido em Belo Horizonte e cruzeirense desde criança, Pereira deu forte depoimento ao The Players Tribune sobre ter superado a depressão e reencontrado a alegria de jogar futebol com a camisa celeste.
O jogador rapidamente caiu nas graças da torcida devido à técnica apurada em passes, dribles e lançamentos. Com mais uma participação importante pela Raposa, Matheus assumiu a artilharia do elenco em 2024, com seis gols, e chegou a nove assistências. O meia disputou 26 jogos nesta temporada.