A consistência do Cruzeiro no início do Campeonato Brasileiro está atrelada à campanha como mandante – quatro vitórias no Mineirão -, pois longe de casa o time não tem o mesmo desempenho. Em mais uma oportunidade de contornar esse cenário, a equipe mineira apresentou muitos problemas e pagou caro por mais uma expulsão de Marlon. A Raposa visitou o Bahia, neste domingo (23/6), na Fonte Nova, em Salvador, e foi goleada por 4 a 1, pela 11ª rodada da Série A.
O Cruzeiro só apresentou bom volume de jogo até abrir o placar com Gabriel Veron, aos 13 minutos do primeiro tempo. Depois disso, só deu Bahia. A equipe treinada por Rogério Ceni se aproveitou dos espaços deixados pela equipe estrelada, que recuou, e ditou o ritmo da partida. Thaciano deixou tudo igual no placar no último lance da etapa inicial ao marcar de cabeça.
Os outros três tentos do tricolor foram anotados na reta final do duelo, depois da expulsão de Marlon. O lateral-esquerdo deu forte entrada na canela de Gilberto e recebeu o cartão vermelho. Estupiñán (duas vezes) e Biel completaram a goleada.
Situação na tabela
Com o triunfo, o Bahia chegou aos 21 pontos e assumiu a terceira posição do Brasileirão. Agora, a distância para o líder Flamengo é de três pontos.
Já o Cruzeiro permaneceu com 17 e caiu para oitavo. O Internacional ultrapassou o time mineiro ao vencer o Grêmio por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba, nesse sábado (22/6). O Bragantino também subiu na tabela ao ganhar do Vitória por 2 a 1, neste domingo, em Bragança Paulista.
Próximos jogos de Bahia e Cruzeiro
O Bahia agora concentra suas energias para mais um duelo dentro de casa na Série A. O tricolor enfrentará o Vasco, nesta quarta-feira (26/6), às 21h30, na Fonte Nova, pela 12ª rodada.
No mesmo dia, o Cruzeiro também entrará em campo em mais um confronto direto no Brasileirão. Os celestes receberão o Athletico-PR, às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
O JOGO
Veron desencanta, e Thaciano iguala o placar
Com reforço importante disponível para o meio-campo, Seabra fez uma mexida em relação ao time que venceu o Fluminense por 2 a 0, no Mineirão, na última rodada. O volante Lucas Romero recuperou a vaga preenchida por Filipe Machado e deu maior combatividade ao setor.
As principais jogadas da Raposa no primeiro tempo nasceram de desarmes naquela faixa do campo, com bolas esticadas para os pontas em contra-ataques. Matheus Pereira também arriscou duas vezes em chutes de fora da área, mas sem sucesso nas finalizações.
Aos 13 minutos, brilhou a estrela de um jogador que não marcava um gol há quase dois anos. Coube ao atacante Gabriel Veron abrir o placar para o time estrelado em jogada individual.
Ele recebeu passe de William, aplicou belo drible no zagueiro Gabriel e avançou em direção à meta adversária. De frente para o goleiro Marcos Felipe, o ponta-direita chutou de trivela no ângulo esquerdo.
Antes de festejar o gol com os companheiros, Veron passou por minutos de aflição. O bandeirinha havia assinalado impedimento na jogada, mas o VAR traçou as linhas, entendeu que o ponta do Cruzeiro estava em condição legal e validou o lance: 1 a 0.
O Bahia, por sua vez, aproveitou que o Cruzeiro recuou após o gol marcado e subiu as linhas de marcação para tentar recuperar a bola no campo celeste. Aos 53’, a estratégia surtiu efeito. Everaldo recebeu na direita e cruzou na medida certa para Thaciano, que se adiantou à marcação de William e testou firme para dentro do gol: 1 a 1.
Bahia aproveita expulsão de Marlon e vira o jogo
A intensidade que se viu do Cruzeiro no início do primeiro tempo não se repetiu na segunda etapa. Foi o Bahia que levou mais perigo à meta adversária em lances de contra-ataques.
Aos 9’, Everaldo recebeu na entrada da área, com liberdade, limpou para a perna direita e finalizou com muita força. O atacante do tricolor acertou a trave esquerda de Anderson, que saltou para tentar defender, mas não chegou a encostar na bola.
A situação do Cruzeiro ficou ainda menos favorável aos 24 minutos, quando Marlon foi expulso após falta dura em Gilberto. O lateral-esquerdo deixou a sola na canela do jogador do Bahia em lance de disputa de bola.
Depois disso, só deu Bahia no jogo. A virada do tricolor saiu aos 32 minutos, após boa leitura de Rogério Ceni, que colocou o time para frente em busca do segundo gol. Coube a Estupiñán fazer o torcedor explodir de alegria. O atacante aproveitou a ajeitada de cabeça de Biel na saída errada de Anderson e só teve o trabalho de empurrar a bola para a rede: 2 a 1.
No fim, Biel aproveitou da fragilidade defensiva do Cruzeiro com um jogador a menos e ampliou para o Bahia. O atacante que saiu do banco de reservas deixou Zé Ivaldo na saudade, ganhou de Arthur Gomes na velocidade e finalizou no canto de Anderson: 3 a 1.
Já nos acréscimos a vitória do Bahia se tornou goleada. Em ótimo jogada pela ponta direita, Everton Ribeiro lançou Ademir, que cruzou para Estupiñán dar números finais ao jogo: 4 a 1.
BAHIA 4 X 1 CRUZEIRO
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto (Ademir, aos 30 min do 2ºT), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos De Pena (Biel, no intervalo) e Cauly (Everton Ribeiro, no intervalo); Thaciano (Estupiñán) e Everaldo
Técnico: Rogério Ceni
Cruzeiro
Anderson; William (Japa, aos 38 min do 2ºT), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Vitinho, aos 38 min do 2ºT), Lucas Silva (Arthur Viana, aos 11 min do 2ºT) e Ramiro; Gabriel Veron (Arthur Gomes, aos 11 min do 2ºT), Robert (Lucas Villalba, aos 27 min do 2ºT) e Matheus Pereira
Técnico: Fernando Seabra
- Gols: Gabriel Veron, aos 15 min do 1ºT (Cruzeiro); Thaciano, aos 53 min do 1ºT (Bahia); Estupiñán, aos 32 min do 2ºT (Bahia); Biel, aos 46 min do 2ºT (Bahia); Estupiñán, aos 51 min do 2ºT (Bahia)
- Cartões amarelos: Lucas Silva, Gabriel Veron e Ramiro (Cruzeiro)
- Cartão vermelho: Marlon (Cruzeiro)
- Motivo: 11ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 23 de junho de 2024
- Local: Fonte Nova, em Salvador (BA)
- Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
- Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)
- Público: 35.541
- Renda: R$ 954.829,50