CRUZEIRO

João Marcelo tem novo contrato com Cruzeiro publicado no BID da CBF

João Marcelo assinou contrato definitivo com o Cruzeiro até dezembro de 2028; novo vínculo foi publicado no BID da CBF
Foto do autor
Compartilhe

O novo contrato de João Marcelo com o Cruzeiro foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O documento consta que o zagueiro passou a ter vínculo definitivo com o clube celeste a partir dessa segunda-feira (24/6).

João Marcelo estava emprestado pelo Porto ao Cruzeiro até 30 de junho. Devido ao grande desempenho nas partidas, a diretoria da Raposa resolveu exercer a opção de compra dos direitos econômicos que estavam ligados à equipe portuguesa. 

A permanência do camisa 43 foi anunciada em 24 de maio por meio das redes sociais do Cruzeiro. Ele assinou até dezembro de 2028.

Devido às políticas internas do clube, o Cruzeiro não revelou quanto pagou por João Marcelo. Os 100% dos direitos econômicos do jovem atleta haviam sido fixados em 1,5 milhão de euros (R$ 8,3 milhões), mas a Raposa conseguiu pechinchar o valor. 

No Ataque apurou que o Cruzeiro pagou cerca de 1 milhão de euros (R$ 6 milhões). 

Novo contrato de João Marcelo com o Cruzeiro foi publicado no BID da CBF / Foto: Reprodução

João Marcelo poderá atuar antes da abertura da janela

O Cruzeiro consultou o regulamento da Fifa para verificar situações específicas envolvendo dois jogadores que estavam emprestados ao clube até o fim de junho, mas foram adquiridos de forma definitiva. Após a análise, o departamento jurídico entendeu que João Marcelo e Matheus Pereira podem atuar normalmente no Campeonato Brasileiro antes mesmo da abertura da janela de transferências, em 10 de julho.

O time celeste temia que os dois atletas fossem desfalques em três jogos da Série A, entre 1º e 10 de julho. Se isso fosse confirmado, eles perderiam os duelos com Criciúma, Corinthians e Grêmio, pela 14ª, 15ª e 16ª rodada, respectivamente.

Conforme apurado por No Ataque, existe uma opção burocrática na Fifa usada pelos clubes para informar que os contratos dos jogadores passaram de empréstimo para definitivo. Depois de acionada a cláusula, a entidade avisa as federações – no caso do Cruzeiro, a CBF – para que seja aprovada a situação legal de jogo dos atletas.

A CBF afirmou à reportagem que o Cruzeiro não tinha o que temer, tendo em vista que João Marcelo e Matheus Pereira já estavam registrados em favor do clube. A diretoria da Raposa consultou a entidade há duas semanas para esclarecer as dúvidas sobre o tema.

Jogos pelo Cruzeiro

No Cruzeiro desde 2023, João Marcelo disputou 30 partidas com a camisa celeste e deu duas assistências. Na primeira temporada na Toca da Raposa 2, ele demorou para conquistar seu espaço e só entrou em campo em cinco oportunidades. 

Já na atual temporada, o defensor é peça-chave do esquema tático de Fernando Seabra. Ele atua principalmente ao lado de Zé Ivaldo.

Compartilhe