Ainda não houve um adversário capaz de tirar pontos do Cruzeiro no Mineirão. A Raposa retomou a conexão com o seu lar e venceu todos os cinco jogos que disputou no estádio no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (26/6), o time celeste bateu o Athletico Paranaense por 2 a 0, em confronto da 12ª rodada.
Gabriel Veron marcou o primeiro gol do Cruzeiro antes do intervalo, com assistência de Matheus Pereira. Já Vitinho, cria da base, balançou a rede e selou a vitória celeste no último minuto do tempo regulamentar, após bate-rebate na área atleticana.
Tabela do Brasileirão
O Cruzeiro chegou à marca de 20 pontos e subiu para o quinto lugar do Brasileirão – resultado obtido mesmo com um jogo a menos que a maioria dos adversários. A Raposa tem seis vitórias, dois empates e três derrotas em 11 partidas.
Com o tropeço fora de casa, o Athletico manteve com 19 pontos e caiu para a sexta posição na tabela. A equipe venceu cinco, empatou quatro e perdeu três partidas até aqui.
- Próximo jogo do Cruzeiro será contra o Flamengo, no domingo, às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro
- Próximo jogo do Athletico será contra o Vitória, no domingo, às 18h30, no Barradão, em Salvador
Golaço de Veron deixa Cruzeiro com a vantagem
Uma defesa segura do goleiro Léo Linck, em chute de Arthur Gomes, foi o lance de maior relevância nos dez minutos iniciais. O atacante do Cruzeiro chutou forte da entrada da área.
Na sequência, os dois times se movimentavam para tentar buscar espaços e encaixar jogadas. A Raposa incomodava do lado esquerdo do adversário, por onde levou perigo algumas vezes antes de abrir o placar.
Léo seguiu exigido, mas não conseguiu impedir um belo gol de Gabriel Veron. Aos 14′, o ponta recebeu passe de calcanhar do meia-atacante Matheus Pereira, ajeitou o corpo e chutou para o fundo da rede, sem chance de defesa para o goleiro atleticano.
Não faltaram oportunidades para o Cruzeiro ampliar. O lateral-direito William, o volante Lucas Romero, Pereira e Veron finalizaram a gol.
Um fator que pesou contra a equipe celeste foram os erros de tomada de decisão no setor ofensivo, principalmente na região da meia-lua. Faltou ao Cruzeiro mais atenção em alguns passes e finalizações.
Apesar dos problemas, a Raposa se manteve à caça do Furacão. O Cruzeiro se impôs como mandante, teve postura agressiva e foi pouco exigido no campo de defesa durante toda a primeira etapa.
Para o Athletico, restava tentar alçar a bola na área do Cruzeiro. Mesmo com alguns escanteios a favor, o Furacão não incomodou o goleiro Anderson.
Cruzeiro segura a pressão, volta a marcar e vence o Athletico
Houve uma queda de ritmo no segundo tempo, e as chances do Cruzeiro diminuíram. O cenário continuava propenso a um segundo gol, mas o time tinha mais dificuldade para encaixar jogadas e desperdiçou algumas chances dentro e ao redor da área.
Acionado no lugar do volante Ramiro, Álvaro Barreal chegou a balançar a rede. O tento foi invalidado porque o meia cruzeirense estava impedido.
Ainda com a mesma fórmula, o Athletico voltou fazer pressão por meio de jogadas áreas. Anderson foi bem exigido no fim do segundo tempo, e no restante dos 45 minutos finais coube aos defensores a tarefa de afastar a bola.
À medida que a partida se aproximava de um desfecho, a pressão sobre o Cruzeiro aumentava. Uma blitz atleticana quase terminou em gol. Anderson e os zagueiros tiveram que se ‘desdobrar’, para frear o ímpeto do Furacão.
E no momento de tensão, quem surgiu como herói um garoto de 20 anos: o meia Vitinho, figura constante no time treinado por Fernando Seabra. Sempre acionado nos minutos finais, o meia enfim marcou o seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro.
Depois de tirar a bola do campo de defesa, o Cruzeiro armou contra-ataque e chegou ao setor ofensivo. Aos 45′, Pereira tabelou com Barreal, que entregou a bola para Vitinho. O jovem chutou, pegou o rebote e dominou sem jeito.
Na segunda finalização, já em queda no ar, o meia marcou o último gol da noite: 2 a 0. A torcida do Cruzeiro se inflamou após o lance, que selou a quinta vitória em cinco jogos no Mineirão. Agora, a Raposa está outra vez no G6.
CRUZEIRO 2 X 0 ATHLETICO
Cruzeiro
Anderson; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Kaiki (Lucas Villalba, aos 31’/2ºT); Lucas Romero (Filipe Machado, aos 22/2ºT), Lucas Silva e Ramiro (Álvaro Barreal, aos 12’/2ºT); Matheus Pereira, Arthur Gomes (Robert, aos 22’/2ºT) e Gabriel Veron (Vitinho, aos 31’/2ºT). Técnico: Fernando Seabra
Athletico
Léo Linck; Léo Godoy (Madson, no intervalo), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick (Zé Vitor, aos 17’/2ºT), Christian e Nikão (João Cruz, aos 17’/2ºT); Julimar (Zapelli, aos 34’/2ºT) e Mastriani (Pablo, aos 26/2ºT). Técnico: Juca Antonello
- Motivo: 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data: 26 de junho de 2024
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte
- Gols: Gabriel Veron e Vitinho (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Zé Ivaldo e Vitinho (Cruzeiro); Fernandinho e Thiago Heleno (Athletico)
- Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Brigida Cirilo Ferreira (Fifa/AL) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
- Público: 26.465
- Renda: R$ 763.417,50