O Cruzeiro se prepara para sua maior missão no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter retrospecto ruim fora de casa, a Raposa faz uma campanha acima das expectativas na Série A e já vislumbra voos maiores após a chegada dos reforços. Para continuar em boa fase, precisa superar os problemas como visitante e somar pontos contra o Flamengo neste fim de semana.
As equipes se enfrentam no domingo (30/6), a partir das 18h30, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, pela 13ª rodada da Série A.
Mesmo com vários desfalques devido à Copa América, o Rubro-Negro está na ponta tabela. Sob o comando de Tite, o Flamengo também tem o melhor ataque (20) e o maior saldo de gols (nove) da competição.
Quinto colocado, o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento como mandante (cinco vitórias), mas só ganhou uma das cinco partidas que disputou fora de casa.
O time treinado por Fernando Seabra venceu o Atlético Goianiense (1 a 0), empatou com Fortaleza (1 a 1) e Vasco (0 a 0) e perdeu para Atlético (3 a 0), São Paulo (2 a 0) e Bahia (4 a 1) como visitante.
Já o Flamengo busca retomar o caminho das vitórias após perder para o Juventude (1 a 0), longe de seus domínios, na última rodada do Brasileirão.
Um triunfo diante da Raposa é importante para o Urubu se manter no páreo pela liderança, já que tem a mesma pontuação do segundo colocado Bahia.
Tabela do Brasileirão
- Flamengo está em primeiro lugar, com 24 pontos – sete vitórias, três empates e duas derrotas em 12 jogos
- Cruzeiro está em quinto lugar, com 20 pontos – seis vitórias, dois empates e três derrotas em 11 jogos (teve um duelo adiado)
Flamengo x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá duas opções: pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).
Flamengo x Cruzeiro: prováveis escalações
Flamengo
Seis jogadores do Flamengo disputam a Copa América. Grande problema para Tite, que foi obrigado a fazer várias mudanças na escalação titular.
Uma das dúvidas que pairam sobre o time do Flamengo é a presença de Bruno Henrique. O atacante sofreu trauma no pé esquerdo e está em processo de recuperação, mas treinou nesse sábado. Ele pode começar jogando ou ser poupado para o segundo tempo.
A ausência de vários veteranos abriu espaço para jovens promessas da base rubro-negra ganharem minutagem. Victor Hugo é o candidato à titularidade na caso Tite conserve Bruno Henrique.
Na zaga, é possível que Tite use David Luiz ou Léo Pereira. E no meio-campo, o treinador decidirá se começa o jogo com Léo Ortiz ou Allan.
- Escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Gerson e Lorran; Luiz Araújo, Pedro e Bruno Henrique. Técnico: Tite
- Desfalques: De Arrascaeta (convocado), Matías Viña (convocado), Guillermo Varela (convocado), Nicolás de la Cruz (convocado), Erick Pulgar (convocado), Bruno Henrique (trauma no pé esquerdo), Everton Cebolinha (lesão no quadril) e Igor Jesus (entorse no tornozelo esquerdo)
Cruzeiro
Suspenso, Zé Ivaldo é o principal desfalque do Cruzeiro. O zagueiro pode ser substituído por Lucas Villalba, que sempre entra no segundo tempo das partidas, ou pelo ex-titular Neris.
Na lateral esquerda, uma dúvida: Marlon volta a ficar disponível após cumprir suspensão, mas pode ver a vaga ser novamente ocupada por Kaiki. O ala foi em expulso em dois dos últimos três jogos do Cruzeiro fora de casa, o que gerou um desgaste.
Kaiki ainda ganhou créditos pela boa atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Athletico Paranaense, na quarta-feira, no Mineirão. Por isso, é possível que o jovem deixe Marlon na reserva pela primeira vez na temporada.
Outra incerteza sobre a escalação de Seabra está no meio-campo. Álvaro Barreal se recuperou de lesão no joelho esquerdo e pode retomar espaço entre os 11 iniciais.
Caso sinta que o meia não está preparado para atuar por 90 minutos ou opte por uma postura mais defensiva, Seabra deve manter o volante Ramiro na formação.
- Escalação do Cruzeiro: Anderson; William, João Marcelo, Neris e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Ramiro; Matheus Pereira, Gabriel Veron e Arthur Gomes. Técnico: Fernando Seabra
- Desfalques: José Cifuentes (convocado), Zé Ivaldo (suspenso), Juan Dinenno (cirurgia no púbis) e Rafa Silva (lesão muscular na coxa direita).
Flamengo x Cruzeiro: personagem
“O Kaiki teve um desempenho muito bom em um nível de enfrentamento muito alto. Não é fácil fazer isso sem ritmo de jogo e por isso, o desempenho se torna mais louvável. Com certeza ele abre uma disputa (com o Marlon) e no dia a dia a gente vai observar e tomar as decisões”
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro
Flamengo x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC)
- Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (SC)
- VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)