Jogar fora de casa tem sido um problema para o Cruzeiro, que venceu apenas um dos sete jogos que fez como visitante. Nesta quarta-feira (3/7), a Raposa enfrenta o Criciúma a partir das 20h, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, no interior de Santa Catarina.
O duelo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca o Cruzeiro diante de uma boa oportunidade de reverter esse cenário. Rival da vez, o Criciúma tem retrospecto de uma vitória, três empates e duas derrotas em casa.
Já o Cruzeiro venceu uma, empatou duas e perdeu quatro partidas longe de seus domínios. No último domingo, o time foi derrotado por 2 a 1 pelo Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Depois do confronto com Rubro-Negro, o Cruzeiro treinou no centro de treinamento da equipe, o Ninho do Urubu. Não houve retorno para Belo Horizonte. A delegação celeste seguiu direto da capital carioca para Santa Catarina.
Tabela do Brasileirão
O Cruzeiro é o sétimo colocado, com 20 pontos – seis vitórias, dois empates e quatro derrotas em 11 partidas – uma a menos que os adversário porque o confronto com o Internacional foi adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Depois de início complicado, o Criciúma melhorou de rendimento e está na 13ª posição da tabela, com 13 pontos. O Tigre venceu três vezes, empatou quatro e perdeu quatro. Assim como Cruzeiro, tem um jogo a menos por causa da tragédia no RS.
Criciúma x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao jogo terá como opções o pay-per-view (Premiere) e o streaming (Globoplay).
Criciúma x Cruzeiro: prováveis escalações
Criciúma
Com dores na coxa direita, Yannick Bolasie foi poupado e atuou apenas no segundo tempo da última partida do Criciúma – empate por 1 a 1 com o Inter, no Heriberto Hülse. Se estiver recuperado fisicamente, o atacante será titular contra o Cruzeiro.
Suspensos diante do Colorado, os meias Marquinhos Gabriel e Ronald já retornaram e enfrentarão a Raposa. O primeiro, inclusive, pode ser um dos titulares do time de Claudio Tencati.
Quem não joga nesta quarta-feira é o lateral-direito Jonathan, que sofreu lesão na parte posterior da coxa direita e ficará fora de combate nas próximas semanas. Claudinho deve ser o substituto.
- Provável escalação: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Miguel Trauco; Barreto, Ronald, Marcelo Hermes e Matheusinho (Marquinhos Gabriel); Arthur Caíke e Bolasie (Eder)
- Desfalques: Jonathan (lesão muscular na coxa direita) e Felipe Vizeu (lesão muscular na coxa esquerda)
Cruzeiro
O Cruzeiro terá que fazer uma modificação na lateral direita. Devido à suspensão de William, o técnico Fernando Seabra terá que dar nova oportunidade para Wesley Gasolina ou promover a estreia de Helibelton Palacios sob o seu comando.
A última vez que o ala atuou foi com o técnico Nicolás Larcamón, em janeiro. Gasolina, porém, é o mais cotado para assumir a vaga, pois fez bem mais atuações em 2024.
Outra mudança certeira é na zaga. Suspenso, Zé Ivaldo não entrou em campo no último jogo do Cruzeiro e foi substituído por neris. O defensor reassume a titularidade diante do Criciúma.
No meio-campo, a tendência é de que Seabra escale novamente Ramiro. Mas, é possível que o treinador opte por Álvaro Barreal para dar mais contribuição ofensiva para o ataque.
Marlon é o titular da lateral esquerda e atuou em quase todas as partidas da temporada. Devido a uma expulsão, o camisa 3 perdeu os últimos dois compromissos do Cruzeiro: um por suspensão e outro por opção técnica.
Seabra não quis revelar se Marlon volta ao time diante do Criciúma ou se manterá Kaiki na posição de titular.
- Provável escalação: Anderson; Gasolina (Palacios), João Marcelo, Zé Ivaldo e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Lucas Silva e Ramiro (Barreal); Arthur Gomes, Gabriel Veron e Matheus Pereira.
- Desfalques: William (suspenso), José Cifuentes (convocado), Juan Dinenno (cirurgia no púbis) e Rafa Silva (problema muscular na coxa esquerda)
Criciúma x Cruzeiro: personagem
“Tivemos oportunidades suficientes contra o São Paulo, contra o Bahia e contra o Flamengo de ampliar ou de reagir a uma desvantagem no placar. Nesse sentido, essa capacidade de transformar as oportunidades de gol em gol são fundamentais. Dentro de casa a gente tem conseguido, fora de casa, não. Esse é um aspecto que a gente precisa buscar evolução. Fora de casa, você tem desempenho num jogo desse nível e cria oportunidades, então é importante que você concretize em gol”
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro
Criciúma x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: João Vitor Gobi
- Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Daniel Jus Marques
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho