Carrasco do Cruzeiro, Yannick Bolasie, do Criciúma, faz sucesso nas redes sociais. O atacante congolês marcou o único gol da vitória da equipe catarinense por 1 a 0 sobre a Raposa nessa quarta-feira (3/7), no Heriberto Hülse, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No X, antigo Twitter, Bolasie acumula mais de 332 mil seguidores. No Instagram, 600 mil pessoas o acompanham. O clima de descontração que o atacante implementa nas plataformas justifica os números. Além, é claro, da carreira dentro das quatro linhas.
Quando o Criciúma venceu o Atlético-GO por 2 a 1, pela 10ª rodada do Brasileiro, Bolasie postou a comemoração. Nada de festa e som, apenas suco de laranja na piscina e uma mistura de inglês e português: “Good dia. Três pontos. Muito good. Hoje, não suco de abacaxi, laranja. Bom dia. Valeu”.
Good Dia ☀️ pic.twitter.com/ri4ao2CdBE
— Yannick Bolasie (@YannickBolasie) June 20, 2024
O atacante publica pequenos vídeos frequentemente. A tentativa de falar a língua do país chama a atenção. Em um dos casos, Bolassie estava assistindo à derrota do Criciúma por 2 a 1 para o São Paulo, pela 12ª rodada do Brasileiro, e arriscou: “Lets bora, guys. Vamos lá”.
— Yannick Bolasie (@YannickBolasie) June 27, 2024
Há uma semana, publicou uma ‘pegadinha’ com o fisioterapeuta do clube, o Fabricio de Oliveira. Enquanto realizava algum tipo de tratamento, Bolasie gritou para assustar o profissional.
Reações nas redes
A simpatia de Bolasie conquistou o público brasileiro. Não à toa torcedores de várias equipes o acompanham nas redes e deixam comentários. Gabriel Rodrigues, por exemplo, escreveu: “Tu é gente boa demais”. Leandro Andreatto fez um pedido inusitado: “Pô, Bolasie, não faz gol no meu são Paulo, não, por favor”.
Carreira de Bolasie
Bolasie iniciou a carreira como profissional na Inglaterra e permaneceu por tempo considerável. Lá, defendeu Hilingdon Borough, Plymouth Argyle, Rushden & Diamonds, Barnet, Millwall, Bristol City, Crystal Palace, Everton, Aston Villa e Middlesbrough.
No Malta, atuou pelo Floriana. Também jogou na Bélgica, pelo Anderlecht, em Portugal, pelo Sporting, na Turquia, pelo Caykur Rizespor, e no País de Gales, pelo Swansea City.
Em março de 2024, o atacante de 35 anos se transferiu ao Criciúma, o primeiro clube fora da Europa. Ele tem contrato com a equipe catarinense até o fim da temporada. Em 13 partidas, marcou dois gols e distribuiu duas assistências.
Bolasie nasceu em Lyon, na França, mas é naturalizado pela República Democrática do Congo. Ele já participou de duas edições da Copa Africana de Nações. Segundo a plataforma Ogol, o atacante já disputou 52 jogos pelo Congo e balançou a rede nove vezes.