O torcedor do Cruzeiro que assistiu à comemoração do segundo gol do Juventude na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, nesse domingo (7/9), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, pode ter tido um leve déjà-vu.
Isso porque o lateral-direito João Lucas, autor do tento, replicou celebração icônica de ídolo da Raposa: o ex-meia-atacante argentino Walter Montillo, que vestiu a camisa celeste entre 2010 e 2012.
Mineiro de Belo Horizonte, João não hesitou: assim que balançou as redes com belo chute de perna esquerda, aos 32 minutos do primeiro tempo, imitou o “galope” (ou “cavalinho”, “cavalgada”) característico do argentino que marcou época no Cruzeiro.
Curiosamente, o gol foi apenas o quarto do lateral de 26 anos em partidas oficiais na carreira. Cria do Villa Nova-MG, ele acumula passagens por Bangu, Flamengo, Cuiabá e Santos.
João Lucas brilhou contra o Grêmio
Não bastasse o gol e a partida segura defensivamente, João ainda contribiu com bela assistência para o terceiro gol do Juventude. Aos 37 minutos do segundo tempo, ele desarmou o meio-campista Dodi, do Grêmio, na linha de fundo, e acertou cruzamento na medida para o atacante Erick Farias completar para o fundo da rede, selando a goleada por 3 a 0.
O mineiro foi um dos principais destaques da 15ª rodada do Brasileiro – a base de dados Sofascore deu a ele nota 9.1 pela atuação contra o tricolor gaúcho, a segunda melhor entre todos os jogadores no final de semana, abaixo apenas do meia argentino Pochettino, do Fortaleza, que anotou 9.4.
Em números ofensivos, a temporada de João Lucas já é a melhor da carreira dele: são dois gols e três assistências em 28 jogos no ano, superando 2022, quando contribiu com um gol e duas assistências atuando pelo Cuiabá. O lateral-direito é um dos pilares da boa campanha do Juventude na Série A – recém-promovido, o alviverde ocupa o 11º lugar, com 19 pontos – e tem se destacado desde a chegada ao clube, em janeiro, emprestado pelo Santos – foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Gaúcho, que teve o Juventude como vice-campeão.
De onde surgiu a comemoração de Montillo?
Enquanto atuava pelo Cruzeiro, Montillo revelou que cavalgava nas comemorações para homenagear o herói John Martson, protagonista do jogo de videogames Red Dead Redemption, que se passa no Velho Oeste dos Estados Unidos.
O torcedor da Raposa se acostumou a ver o argentino fazendo o “galope”, já que, no time celeste, o meia viveu a melhor e mais goleadora fase da carreira: marcou 36 gols em 119 partidas, além de ter contribuído com 16 assistências.