CRUZEIRO

Cruzeiro supera Grêmio, volta a vencer fora e se mantém no páreo pelo G6 do Brasileiro

Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram no estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

‘Calcanhar de Aquiles’ do Cruzeiro nos últimos meses, o jejum fora de casa caiu por terra. A Raposa venceu o Grêmio por 2 a 0 nesta quarta-feira (10/7), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentaram debaixo de 6º C no estádio Centenário, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Ramiro (14’/1ºT) e Arthur Gomes (16’/1ºT) marcaram os gols do Cruzeiro, que construiu a vantagem de forma rápida, com base em falhas da insegura defesa gremista. 

O resultado foi importante para a equipe celeste, que não vencia como visitante desde o triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético Goianiense, em 12 de maio, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela sexta rodada.


Tabela do Brasileirão

Com essa vitória, o Cruzeiro chegou aos 26 pontos e subiu à sexta posição da tabela, antes ocupada pelo Athletico Paranaense. Sob o comando de Fernando Seabra, a Raposa venceu oito vezes, empatou duas e perdeu cinco. O time estrelado tem um jogo a menos que os adversários.

Já o Grêmio é o 18º colocado, com 11 pontos, e está dentro da zona de rebaixamento – 11 pontos – três vitórias, dois empates e nove derrotas. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, o Tricolor Gaúcho ainda aguarda a marcação de duas partidas adiadas.

  • Próximo jogo do Grêmio será contra o Operário-PR, no domingo, às 11h, novamente no Estádio Centenário (Copa do Brasil)
  • Próximo jogo do Cruzeiro será contra o RB Bragantino, neste sábado, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte (Brasileirão)

Cruzeiro aproveita falhas do Grêmio e abre vantagem no primeiro tempo

Uma boa defesa de Anderson garantiu segurança ao Cruzeiro na primeira chegada perigosa do Grêmio. Aos sete minutos, o volante Edenilson entrou na área e finalizou cara a cara com o goleiro, que espalmou a bola para fora da área.

Após um início pouco efetivo, a Raposa fez dois gols ‘relâmpago’. Em poucas movimentações, o time celeste abriu boa vantagem sobre o Grêmio, que apresentou uma ‘pane’ na defesa.

O primeiro gol surgiu de cruzamento de Álvaro Barreal, aos 14′. Da ponta esquerda, o meia fez cruzamento certeiro para o segundo pau. Postado como um centroavante, o volante Ramiro pulou alto, nas costas do marcador, e cabeceou a bola para o fundo da rede: 1 a 0.

Dois minutos depois, veio o tento de Arthur Gomes. O atacante aproveitou sobra da defesa do Grêmio, ajeitou e chutou de fora da área. Adiantado, o goleiro Agustín Marchesín assistiu ao gol de forma estática: 2 a 0.

O camisa 1 foi bastante acionado no decorrer da etapa inicial. Marchesín defendeu sequência de chutes de Barreal e Arthur. O meia-atacante Matheus Pereira ainda isolou uma chance clara dentro da área.

Impactado pelos gols sofridos, o Grêmio fez pouco no decorrer do segundo tempo. A equipe da casa até conseguiu chegar à área celeste, mas não mostrou grande ímpeto ofensivo.

Grêmio e Cruzeiro fazem segunda etapa sem gols

O Grêmio voltou do intervalo bastante modificado, mas não conseguiu mudar o panorama da partida ou diminuir a vantagem do Cruzeiro.

Aos 11′, o time treinado por Renato Gaúcho viu a sua situação se complicar com a expulsão do zagueiro Walter Kannemann, que levou cartão vermelho direto após falta em Ramiro.

Mesmo com um a jogador a mais, o Cruzeiro falhou em ampliar o marcador. A Raposa fez uma atuação burocrática no segundo tempo, com boas oportunidades apenas nos primeiros minutos.

Anderson foi seguro na parte de trás e não precisou fazer grandes defesas. O lance de maior perigo foi do atacante Nathan Fernandes, que conseguiu se desvencilhar da marcação celeste e finalizou dentro da área. A bola raspou na trave e saiu.

Do lado do Cruzeiro, o melhor lance saiu dos pés de Arthur, que obrigou Marchesín a fazer nova defesa. Sem brilho nessa partida, Matheus Pereira chutou para fora em outra jogada dentro da área do Grêmio.

GRÊMIO 0 X 2 CRUZEIRO

Grêmio

Agustín Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins (Du Queiroz, no intervalo), Walter Kannemann e Reinaldo; Dodi, Mathías Villasanti, Edenilson (Everton Galdino, aos 01/2ºT) e Franco Cristaldo (Pepê, no intervalo), Cristian Pavón (Nathan Fernandes, aos 00’/2ºT) e Gustavo Nunes (Alysson, aos 13’/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho

Cruzeiro

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Lucas Villalba, aos 39’/2ºT); Lucas Romero (Filipe Machado, aos 17’/2ºT), Ramiro, Álvaro Barreal; Gabriel Veron (Vitinho, aos 39’/2ºT), Arthur Gomes (Robert, aos 27’/2ºT) e Matheus Pereira (Mateus Vital, aos 27’/2ºT). Técnico: Fernando Seabra.

  • Motivo: 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Local: estádio Centenário, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul
  • Data: 10 de julho de 2024
  • Gols: Ramiro e Arthur Gomes (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Cristian Pavón (Grêmio); Filipe Machado (Cruzeiro)
  • Cartão vermelho: Walter Kannemann (Grêmio)
  • Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
  • Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Compartilhe