Grêmio e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (10/7), a partir das 18h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O confronto da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente rivais que estão em situações opostas na tabela.
A Raposa está em sétimo lugar, com 23 pontos. Mesmo com um jogo a menos e sem os sete reforços anunciados, o Cruzeiro se mantém perto na briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores. A equipe tem sete vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Já o Grêmio vive situação difícil. O Tricolor Gaúcho é o 18º colocado, com 11 pontos. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o time jogou duas partidas a menos que a maioria dos adversários – retrospecto de três triunfos, dois empates e oito derrotas.
Cenários no Campeonato Brasileiro
Uma vitória neste duelo é essencial para o Cruzeiro, que precisa voltar a vencer fora de casa para poder se alçar ao G6. A Raposa venceu um, empatou dois e perdeu seis dos oito jogos que disputou como visitante.
Em Belo Horizonte, porém, o aproveitamento é 100%, o que tem mantido o Cruzeiro nas primeira posições. No último domingo, a equipe comandada por Fernando Seabra venceu o Corinthians por 3 a 0 no Mineirão.
Cenário diferente do Grêmio, que vem de derrota por 3 a 0 para o Juventude, longe de seus domínios. Em casa, o time treinado por Renato Gaúcho tem desempenho de 47,6%: três triunfos, um empate e três derrotas.
Grêmio x Cruzeiro: onde assistir
Quem quiser assistir ao confronto terá três opções: TV fechada (SporTV), pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).
Grêmio x Cruzeiro: prováveis escalações
Grêmio
Com o fim do rodízio de goleiros imposto por Renato nos últimos jogos do Grêmio, Agustín Marchesín reassume a titularidade na meta tricolor.
O zagueiro Rodrigo Ely cumpriu suspensão contra o Juventude e estaria livre para atuar, mas foi poupado por desgaste. Pedro Geromel não jogará pelo mesmo motivo.
Aguardado em Caxias do Sul, Yeferson Soteldo ainda não retornou da participação com a Seleção Equatoriana na Copa América. O atacante era esperado para o duelo com o Cruzeiro, mas não desembarcou a tempo e foi ausência no treinamento dessa terça-feira.
- Provável escalação: Agustín Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins e Walter Kannemann e Reinaldo; Mathías Villasanti, Dodi (Pepê), Edenilson e Franco Cristaldo; Gustavo Nunes e Cristian Pavón.
- Desfalques: Soteldo (ainda não retornou de convocação), André Henrique (lesão ligamentar no tornozelo direito), Diego Costa (lesão muscular na coxa esquerda) e Fábio (lesão muscular na coxa direita).
Cruzeiro
O Cruzeiro enfrentará o Grêmio com dois desfalques. Capitão da equipe, o volante Lucas Silva recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada anterior e está suspenso. Ele será substituído por Ramiro ou Filipe Machado no meio-campo.
Marlon, por sua vez, sofreu lesão no ombro direito. Com isso, Fernando Seabra terá que voltar a escalar Kaiki na lateral esquerda.
Zé Ivaldo cumpriu suspensão automática diante do Corinthians e retorna ao time titular contra o Grêmio. Lucas Villalba atuou na posição no último jogo.
- Provável escalação: Anderson; William, João Marcelo, Zé Ivaldo e Kaiki; Lucas Romero, Ramiro (Machado) e Álvaro Barreal; Arthur Gomes, Gabriel Veron e Matheus Pereira
- Desfalques: Lucas Silva (suspensão), Marlon (lesão no ombro direito), Rafa Silva (lesão muscular na coxa esquerda) e Juan Dinenno (transição física)
Grêmio x Cruzeiro: personagens
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio: “Ano passado a gente também ficou em uma situação dessa no Campeonato Brasileiro, ninguém acreditava na gente, e o Grêmio foi vice-campeão brasileiro. Eu sei que o torcedor está bravo, está triste, mas que eu posso pedir é paciência. Com certeza essa fase vai passar, e tem que passar o mais rápido possível.”
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro: “Temos que ter muito claro que existe um processo de desenvolvimento da equipe. Não é porque perdeu em Criciúma que está tudo errado. E não é porque ganhamos (do Corinthians) que está tudo certo.”
Grêmio x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
- Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)