O clima no Cruzeiro é dos melhores. Após vencer o Grêmio por 2 a 0 nesta quarta-feira (10/7), no Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o perfil da Raposa exaltou o técnico Fernando Seabra.
“Tesão e equilíbrio”, escreveu o Cruzeiro no X, antigo Twitter, em foto de Seabra. A legenda da imagem diz: “É o seabrismo”. O sufixo ‘ismo’ foi utilizado como forma de brincadeira e tem relação com a adesão à ideologia de trabalho do treinador.
É o 𝐒𝐄𝐀𝐁𝐑𝐈𝐒𝐌𝐎 pic.twitter.com/AaUodTzz0Q
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 11, 2024
Seabra no Cruzeiro
O Cruzeiro contratou Seabra em abril de 2024. Ele chegou em momento de incerteza e desconfiança. Na época, os resultados não agradavam. A derrota para o Atlético na final do Campeonato Mineiro e a eliminação precoce para o Sousa na Copa do Brasil são exemplos. Pelo contexto, a torcida estava insatisfeita com a gestão de Ronaldo, antigo sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF).
Em pouco tempo, o técnico arrumou a casa. Classificou o Cruzeiro às oitavas de final da Copa Sul-Americana e tem entregado à torcida bom desempenho no Campeonato Brasileiro.
No mata-mata da Sul-Americana, a Raposa enfrentará o vencedor do Playoff E, disputado entre Independiente del Valle e Boca Juniors. O jogo de ida da semifinal está marcado para 14 de agosto (uma quarta-feira). A princípio, a partida de volta será em 21 de agosto (também quarta-feira).
Na Série A, o Cruzeiro aparece na sexta colocação, com 26 pontos. São oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. O desempenho da equipe como mandante chama atenção. A Raposa venceu todos os jogos que disputou em casa. Por outro lado, a campanha como visitante ainda é um problema. O triunfo desta quarta-feira, diante do Grêmio, foi apenas o segundo nesta condição.
À frente do Cruzeiro em 20 jogos, Seabra acumula 11 vitórias.