Promessa de 17 anos que quase fechou com o Cruzeiro, o atacante Whalacy foi emprestado pelo Coritiba ao Palmeiras nessa segunda-feira (15/7).
O time paulista superou a concorrência de Flamengo e Red Bull Bragantino para assinar com o jogador. O contrato de empréstimo vai até julho de 2025.
Por que Whalacy não foi para o Cruzeiro?
Whalacy chegaria à Toca da Raposa por empréstimo de duas temporadas do Coritiba, como compensação pela cessão do meia Daniel Júnior.
A negociação, porém, não avançou devido à recusa do atleta celeste em se transferir para o Coxa. O destino de Daniel foi o Vitória, que comprou 60% dos direitos econômicos junto a Cruzeiro e Palmeiras.
Quem é Whalacy?
O atacante é destaque das categorias de base do Coritiba e já foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-17. Ele foi o mais novo jogador a entrar em campo pela equipe paranaense na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) de 2024.
Mesmo com apenas 17 anos, Whalacy já integrava a equipe Sub-20 do Coxa. No Palmeiras, a tendência é que ele também integra a categoria Sub-20.
O atacante atingirá a maioridade em agosto. Entre as características ofensivas do jovem estão a habilidade para driblar jogadores de defesa adversário em situações de embate “um contra um”, capacidade de atacar o espaço e boa finalização.
Contrato de Whalacy com o Cruzeiro
No contrato que seria assinado entre Cruzeiro e Coritiba estava prevista opção de compra de 50% do passe de Whalacy. Para manter o jogador após o período de empréstimo, a Raposa teria que desembolsar 500 mil euros (cerca de R$ 2,6 milhões).
A multa de Whalacy para o mercado externo é avaliada em 60 milhões de euros (aproxidamente R$ 320 milhões). Nos últimos anos, o atacante recebeu convocações para os times de base da Seleção Brasileira. Seu vínculo com o Coritiba termina em dezembro de 2025.