Já está disponível, no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o áudio do VAR de Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram nesse sábado (20/7), no Allianz Parque, em São Paulo.
Uma interferência do VAR marcou confronto: no fim do primeiro tempo, o árbitro de campo Davi de Oliveira Lacerda (ES) foi chamado à cabine de revisão, onde reviu e anulou um tento do Cruzeiro. Ele interpretou que o volante Lucas Silva, autor do gol, cometeu falta no meia Zé Rafael no início da jogada.
Inicialmente, Davi mandou o jogo seguir, mas mudou de opinião após orientação do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. Ao chegar à cabine, o profissional foi recomendado a anular o lance porque o VAR entendeu que o contato de Lucas Silva foi faltoso.
“Tem um braço nas costas e um possível calço embaixo. Recomendo revisão para possível falta no início da fase de ataque. Tem um calço embaixo e um empurrão nas costas. Depois vou te mostrar o ponto do calço embaixo na velocidade normal e em outros ângulos”, disse Rodrigo durante a análise.
“Ok. Estou voltando com a decisão de tiro livre direto a favor do verde (Palmeiras). O cartão (amarelo) aqui para o atleta (Lucas Silva) pela reclamação. Volto com a falta e com o tiro direto para lá. Vou lá no meio (de campo)”, respondeu Davi.
Depois de fazer a revisão, o árbitro anunciou a decisão tomada em áudio aberto para todo o estádio. Davi afirmou que optou por anular o lance porque identificou contato ‘embaixo’, indicando que Lucas Silva acertou as pernas de Zé Rafael.