O Cruzeiro pode ter o seu primeiro reencontro com o atacante Gilberto adiado. Isso porque o experiente jogador de 35 anos pode ser desfalque do Juventude no duelo desta quarta-feira (24/7), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Gilberto sofreu um trauma no tornozelo direito no empate do Juventude por 0 a 0 com o São Paulo, nesse domingo (21/7), no Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada. O camisa 9 foi atingido no local pelo zagueiro Alan Franco, aos 10 minutos do primeiro tempo.
Com muitas dores no tornozelo, Gilberto deixou o campo cinco minutos depois. Ele foi substituído por Gabriel Taliari. No lance em questão, Alan Franco foi penalizado com o cartão amarelo.
Após receber atendimento com gelo fora de campo, Gilberto continuou se queixando de dor. Em um dos momentos de reclamação, a câmera da Premiere flagrou o atleta chorando copiosamente no banco de reservas.
Gilberto jogará contra o Cruzeiro?
Gilberto ainda não tem participação garantida no confronto contra o Cruzeiro no Gigante da Pampulha. O atacante passou por exames médicos nesta segunda-feira (22/7) e ainda aguarda o resultado para saber se houve lesão no tornozelo.
O Juventude viajará nesta terça-feira (23/7) para Belo Horizonte, onde encerrará a preparação para o último compromisso do primeiro turno do Brasileirão.
Caso Gilberto não tenha condições de jogo, o técnico Jair Ventura deve dar nova oportunidade a Gabriel Taliari no ataque. No entanto, a mudança dependerá das condições do centroavante titular.
Saída da Raposa
Gilberto saiu do Cruzeiro pelas ‘portas do fundo’. O atacante encerrou o vínculo com o clube celeste em 18 de janeiro ao rescindir o contrato que iria até o fim de dezembro deste ano. No dia seguinte, ele foi apresentado como reforço do Juventude.
A saída de Gilberto se deu após semanas de negociação entre o staff do atleta e a diretoria do Cruzeiro. O jogador não fazia mais parte dos planos da então gestão de Ronaldo Fenômeno e estava afastado das atividades desde a 26ª rodada da Série A de 2023.
O centroavante foi afastado pelo Cruzeiro em 14 de outubro, antes do duelo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal. O camisa 99 foi comunicado da decisão da diretoria horas antes da divulgação da lista de relacionados para o compromisso.
Depois disso, o atacante não apareceu em nenhuma imagem divulgada pelo clube – nem mesmo em atividades internas na academia. Inclusive, ele foi autorizado a viajar com a família e manter a forma física por conta própria durante a temporada passada.
No acordo para a rescisão de contrato com Gilberto, o Cruzeiro se comprometeu a pagar ao atacante cerca de R$ 4 milhões referentes aos salários que ele receberia até o fim do vínculo. Esse montante foi dividido em longas parcelas que devem ser quitadas mensalmente.
Números do atacante com a camisa celeste
Gilberto chegou ao Cruzeiro com status de goleador. Porém, o atacante não conseguiu repetir as boas atuações que teve em outros clubes e logo virou sinônimo de críticas para a torcida cruzeirense.
Em 32 jogos, Gilberto fez apenas seis gols e deu uma assistência. O último gol foi em 14 de maio de 2023, quando foi às redes duas vezes na goleada por 4 a 0 sobre o América, no Independência, pela sexta rodada do Brasileiro.
Depois disso, o centroavante disputou 16 jogos, sendo dez como titular. Sob o comando de Zé Ricardo, ele recebeu apenas duas oportunidades entre os 11 iniciais. Já com Paulo Autuori, nas seis rodadas finais do Brasileirão, continuou afastado.