CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro x Juventude: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Mineirão receberá jogo entre Cruzeiro e Juventude pela 19ª e última rodada do primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

O primeiro turno do Campeonato Brasileiro está chegando ao fim. Na briga pelo G6, o Cruzeiro enfrenta o Juventude na 19ª rodada. A partida será nesta quarta-feira (24/7), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

De volta ao Gigante da Pampulha após 17 dias, a Raposa busca mais uma vitória para manter os 100% de aproveitamento em casa. O Cruzeiro tem sete vitórias em sete jogos como mandante – seis no Mineirão e um no Independência.

Já o Juventude tenta melhorar o desempenho longe de Caxias do Sul. Os gaúchos empataram quatro e perderam cinco dos nove confrontos que fizeram fora do Estádio Alfredo Jaconi. Em duas dessas partidas o Alviverde atuou como mandante.

Nas últimas rodadas, o Ju empatou com São Paulo (0 a 0) e Atlético (1 a 1) no Mané Garrincha, em Brasília. O clube detinha esses mandos de campo, mas os vendeu por cerca de R$ 2 milhões.

A Raposa, por outro lado, vem de derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Pulo. Esse tropeço quebrou uma sequência positiva da equipe celeste, que havia vencido os três duelos anteriores.

Tabela do Brasileirão

  • Cruzeiro: sétimo colocado, com 29 pontos – nove vitórias, dois empates e seis derrotas em 17 jogos
  • Juventude: 12º colocado, com 21 pontos – cinco vitórias, seis empates e cinco derrotas em 16 jogos

Devido a atrasos no calendário do futebol brasileiro, as equipes disputaram menos partidas que boa parte dos rivais. A maioria desses compromissos adiados ainda não ganhou novas datas.

Cruzeiro x Juventude: onde assistir

Quem quiser assistir ao confronto terá como opções o Premiere (pay-per-view) e a Globoplay (streaming).

Cruzeiro x Juventude: escalações

Cruzeiro

O Cruzeiro tem dois desfalques certos para enfrentar o Juventude. O técnico Fernando Seabra não contará com Álvaro Barreal e Gabriel Veron. O meia recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Palmeiras e terá que cumprir suspensão nesta quarta-feira, enquanto o atacante sofreu lesão na coxa direita. 

Dessa forma, é provável que Seabra promova a estreia de Matheus Henrique entre os titulares na vaga do jogador argentino. O volante entrou gradativamente no time nas últimas duas partidas para ganhar ritmo de jogo e agora deve receber chance por mais tempo. 

Outro atleta que deve ganhar oportunidade no time é Lautaro Díaz. Assim como Matheus Henrique, o atacante argentino participou de alguns minutos nas rodadas anteriores.

Opções na Raposa

O treinador também passou a contar com outras opções no elenco. Recuperados de contusão, o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Juan Dinenno ficarão no banco de reservas

Marlon se recuperou de uma lesão no ombro direito, enquanto Dinenno passou por uma cirurgia no púbis. Inicialmente, o argentino foi entregue ao DM para tratar de edema muscular na coxa esquerda e fratura nos ossos do nariz.  

Seabra ainda promoveu outras duas mudanças nos relacionados. O comandante contará com o volante Walace pela primeira vez. O reforço celeste fazia uma espécie de pré-temporada na Toca da Raposa 2 após período de férias. 

A última novidade no Cruzeiro para a partida contra o Juventude é a presença de Jonathan Jesus entre os convocados. Ele entrou na vaga de Neris, que negocia com o Vitória para a sequência da temporada

  • Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Henrique; Lautaro Díaz, Arthur Gomes e Matheus Pereira
  • Desfalques do Cruzeiro: Gabriel Veron (lesão na coxa direita) e Álvaro Barreal (suspenso)

Juventude

O Juventude terá dois desfalques certos para o duelo. O zagueiro Rodrigo Sam e o volante Jadson receberam o terceiro cartão amarelo no empate por 0 a 0 com o São Paulo e terão que cumprir suspensão. 

Sem Rodrigo, o técnico Jair Ventura deve escalar Yan Souto, reforço contratado do Goiás, na zaga. Outra opção é a entrada de Zé Marcos, que se recuperou de lesão e se juntou à delegação na capital mineira. Já para a vaga de Jadson, Luís Oyama deve ser a reposição natural. 

A grande dúvida para o treinador é em relação à condição física de Gilberto, que sofreu um trauma no pé direito no último jogo e não está 100%. Ele foi substituído aos 10 minutos do primeiro tempo e chorou no banco de reservas. 

Apesar do pisão, o experiente jogador de 35 anos participou de parte do treino do Ju nessa terça-feira (23/7), na Cidade do Galo, em BH. Caso ele não tenha condições de começar a partida, Gabriel Taliari é a principal opção para o ataque. 

  • Escalação do Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Yan Souto (Zé Marcos), Lucas Freitas e Alan Ruschel; Caíque, Luís Oyama e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Erick Farias e Gilberto (Gabriel Taliari)
  • Desfalques do Juventude: Rodrigo Sam (suspenso) e Jadson (suspenso)

Cruzeiro x Juventude: personagens

“Além da qualidade individual, esses novos jogadores trazem variabilidade tática e estratégica para a equipe. Nesse sentido, o Cruzeiro ganha muito. Também vamos poder aprofundar e diversificar o nosso trabalho para ter planejamentos estratégicos adequados. Tanto na preparação quanto no decorrer dos jogos”

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

“Busco sempre a excelência, então dificilmente eu vou estar satisfeito com tudo. A gente já implementou algumas coisas que acreditamos, alguns ajustes foram feitos. Fizemos algumas jogadas ensaiadas. Umas coisas que, de repente, são imperceptíveis, mas que são trabalhadas nesses poucos dias. E vai seguir da mesma maneira. Nós temos pouco tempo de recuperação para o próximo jogo. O Cruzeiro vive um grande momento e foi muito pesado na janela de contratações”

Jair Ventura, técnico do Juventude

Cruzeiro x Juventude: arbitragem

  • Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Lucas Costa Modesto (DF)
  • VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Compartilhe