CRUZEIRO

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Estádio Nilton Santos receberá partida entre Botafogo e Cruzeiro pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste sábado (27/7), a partir das 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro influencia diretamente nas primeiras posições da tabela, pois os dois times estão na zona de classificação à Copa Libertadores.

O Glorioso é o líder da Série A, com 40 pontos em 19 jogos – 12 jogos, quatro vitórias e três derrotas. Na abertura do primeiro turno, o Botafogo perdeu por 3 a 2 para a Raposa, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Depois, a equipe cresceu de rendimento e alcançou o topo da tabela. O último revés do Botafogo foi para o Criciúma, fora de casa, na 11ª rodada. Há três dias, os cariocas jogaram pela última vez, e empataram por 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbis, em São Paulo.

Já o Cruzeiro está em quinto lugar no Brasileirão, com 32 pontos em 18 partidas. A Raposa tem um jogo a menos que a maioria dos adversários porque não enfrentou o Internacional na quinta rodada. Esse confronto será disputado em setembro.

Invicto e com 100% de aproveitamento dentro de casa, o Cruzeiro vem de vitória por 2 a 0 sobre o Juventude, no Mineirão, na quarta-feira. O problema do time está no desempenho como visitante.

Em dez jogos fora de casa, os mineiros conseguiram duas vitórias, dois empates e seis derrotas. O Cruzeiro aposta no histórico positivo diante do Botafogo para reverter o cenário.

A última vez que a Raposa perdeu para o Glorioso no Nilton Santos foi em outubro de 2011, na 32ª rodada da Série A. Com gol do atacante Loco Abreu, o Botafogo venceu a partida por 1 a 0. A invencibilidade geral do contra o adversário Cruzeiro dura oito anos.

Botafogo x Cruzeiro: onde assistir

Quem quiser assistir ao confronto terá três opções: TV aberta (Globo), pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).


Botafogo x Cruzeiro: escalações

Botafogo

Teremos um duelo com bastante ausências neste fim de semana. Sem sete jogadores à disposição, o Glorioso terá pela frente uma Raposa em reformulação e desfalcada na defesa.

O técnico Artur Jorge não contará com o lateral-esquerdo Cuiabano e o meio-campista Marlon Freitas diante do Cruzeiro. A dupla cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos.

Já Júnior Santos (fratura na tíbia esquerda), Eduardo (lesão muscular na coxa direita), Jeffinho (lesão muscular na coxa direita e infecção), Rafael (cirurgia na patela esquerda) e Matheus Nascimento (lesão muscular na coxa direita).

  • Provável escalação do Botafogo: John Victor; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Danilo Barbosa (Allan) e Tchê Tchê; Luiz Henrique, Savarino e Tiquinho Soares.

Cruzeiro

O Cruzeiro chega ao jogo contra o Botafogo com mudança na defesa e dúvidas no meio-campo. Devido à suspensão de Zé Ivaldo, o técnico Fernando Seabra precisará mexer na zaga celeste.

Lucas Villalba é o favorito para ocupar a posição, pois é o reserva imediato. Ele deve fazer dupla com João Marcelo nos 11 iniciais.

Outras opções menos prováveis para a vaga são dois jovens jogadores que ainda não estrearam: o recém-contratado Jonathan Jesus, ex-Ceará, e Pedrão, promovido ao time principal após ser um dos destaques do Sub-20 em 2023.

Existe uma dúvida no meio-campo por causa do retorno de Álvaro Barreal, que é titular e cumpriu suspensão no meio da semana. Ele pode voltar na vaga de Matheus Henrique, seu substituto diante do Juventude, ou do capitão Lucas Silva.

Seabra ainda não tem uma formação bem definida após a chegada dos reforços. O treinador da Raposa vem fazendo experimentações e tem promovido as estreias conforme a disponibilidade física dos novos jogadores.

Os desfalques são o zagueiro Zé Ivaldo (suspensão) e os atacantes Rafa Silva (transição física) e Gabriel Veron (lesão muscular na coxa esquerda).

  • Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique) e Álvaro Barreal; Matheus Pereira, Lautaro Díaz e Kaio Jorge.

Botafogo x Cruzeiro: personagens

“Os jogadores que estão se incorporando agora em alguns momentos, lógico, a minutagem está crescendo, mas ainda não tem todo aquele lastro. Estão enfrentando adversário que estão fazendo a 30ª partida no ano, enquanto a temporada deles está começando agora eles estão fazendo a primeira saindo jogando, ou a segunda. Estamos conseguindo incrementar esse aprendizado no nosso jogo, essa forma física para jogar com a competição em andamento, e eles estão cumprindo muito bem. A gente fica muito satisfeito”

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

“Não tenho que olhar para os anos anteriores. Não fazem parte do meu trajeto. Se quiserem que eu faça um balanço, eu faço um positivíssimo dessa campanha do Botafogo até esta data. E naturalmente temos ambições. Nesta altura, temos que pensar em preparar a equipe para vencermos o Cruzeiro no próximo jogo porque isso será uma caminhada longa. Jogos extremamente difíceis, competitivos, que nos obrigam uma grande entrega, física e mental, capacidade de superação e desempenho para estar, no dia de hoje, na posição em que estamos”

Artur Jorge, técnico do Botafogo

Botafogo x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
  • Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
  • VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Compartilhe