O bom desempenho recente do Cruzeiro tem feito o torcedor ganhar cada vez mais confiança para sonhar com o título do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Em contrapartida, o técnico Fernando Seabra tem adotado cautela quanto à empolgação e fez projeção para que o time possa corresponder às expectativas dos torcedores.
Em entrevista após a vitória celeste por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Engenhão, no último sábado (27/7), pela 20ª rodada da Série A, Seabra respondeu qual é a briga do Cruzeiro no torneio. O treinador freou a empolgação da torcida e afirmou que ainda é cedo para se pensar na conquista nacional.
“A briga pelo título é o seguinte, a gente tem que confirmar. Não adianta fazer um jogo como o de hoje (sábado), se aproximar (dos líderes) e depois se distanciar. Isso é um horizonte que se abriu, mas vai depender da nossa competência para continuar vencendo os jogos e se firmar neste cenário”, iniciou.
“Eu acho que ainda é cedo para se colocar como um pretendente ao título, mas nós temos que nos desafiar jogo a jogo. Se nós tivermos êxito, eventualmente, mais para frente, a gente pode se colocar neste cenário”.
– Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro.
Com a goleada fora de casa, o Cruzeiro chegou aos 35 pontos e se firmou na quinta posição do Brasileirão. A distância para o líder Flamengo é de cinco pontos.
Assim como o rubro-negro carioca e o Fortaleza (quarto lugar, com 36), o time mineiro tem um jogo a menos em relação aos demais concorrentes diretos na parte de cima da tabela. Ambas as equipes possuem 19 partidas.
Raposa tem jogo a menos
O duelo do Cruzeiro contra o Internacional, que seria disputado no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada, foi adiado em virtude das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
Cruzeiro e Inter se enfrentariam em 4 de maio, às 21h. Contudo, após o adiamento feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a partida foi marcada para 28 de agosto, às 19h30, na capital mineira.
Cruzeiro dobrou chances de título
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro dobrou as chances de título no Brasileiro após o triunfo sobre o Botafogo. As perspectivas de brigar pelo troféu subiram de 8,8% para 17,7%.
A campanha de momento é de 35 pontos em 19 jogos, com 11 vitórias, dois empates e seis derrotas – 61,4% de aproveitamento. O time mineiro só fica abaixo de Flamengo (32,1%) e Botafogo (25,3%).
- Flamengo – 32,1%
- Botafogo – 25,3%
- Cruzeiro – 17,7%
- Fortaleza – 12,9%
- Palmeiras – 5,7%
Próximo jogo no Brasileiro
O Cruzeiro voltará a campo nesta segunda-feira (5/8), às 21h, para medir forças com o Fortaleza, no Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela 21ª rodada. Os adversários farão um confronto direto na parte de cima da tabela.