CRUZEIRO

Matemáticos apontam chances do Cruzeiro ir à Libertadores e vencer o Brasileiro

Com 35 pontos na primeira metade do Brasileirão, Cruzeiro faz campanha acima da média e já luta pela ponta da tabela
Foto do autor
Compartilhe

Em alta na temporada, o Cruzeiro vislumbra grandes metas no Campeonato Brasileiro. A Raposa está na quinta colocação da Série A, com 35 pontos em 19 jogos, e briga por classificação direta à próxima Copa Libertadores.

Segundo o Departamento de Matemática Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 84,2% de chance de terminar na zona de classificação ao torneio (G6). Essa é a terceira maior probabilidade do Brasileirão, atrás de Flamengo (93,6%) e Botafogo (92,2%).

A equipe celeste ainda disputará 11 partidas como mandante e oito como visitante. O fator casa é trunfo para a Raposa, que venceu todos os oito jogos que disputou em seus domínios – sete no Mineirão e um no Independência, ambos estádios de Belo Horizonte.

Outro ponto a favor é que o Cruzeiro terá o mando de campo em todos os duelos com adversários diretos no segundo turno: Flamengo (1º), Palmeiras (3º), Fortaleza (4º), São Paulo (6º) e Bahia (7º). O vice-líder Botafogo já perdeu duas vezes para os mineiros.

“Eu acho que ainda é cedo para se colocar como um pretendente ao título, mas nós temos que nos desafiar jogo a jogo. Se nós tivermos êxito, eventualmente, mais para frente, a gente pode se colocar neste cenário”

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro

Probabilidade de título é alta

Os matemáticos da UFMG apontam que a probabilidade da Raposa ser campeã brasileira é de 17,7%. O Cruzeiro só tem menos chances que Flamengo (32,1%) e Botafogo (25,3%), citados anteriormente.


Briga contra o rebaixamento é realidade muito distante

Pesadelo em 2023, e realidade distante nesta temporada. Se mantiver o aproveitamento dos últimos jogos, o Cruzeiro pode praticamente limar qualquer probabilidade de rebaixamento ainda em agosto.

A equipe tem 0,0013% de chance de cair para a Série B. Na avaliação dos matemáticos, 46 pontos são suficientes para garantir 99% de probabilidade de permanência na Primeira Divisão.

No ano passado, a Raposa se livrou totalmente da possibilidade de rebaixamento só na 37ª e penúltima rodada do Brasileirão. Ao final do campeonato, o Cruzeiro ficou na 14ª posição, com 47 pontos.

Campanha do Cruzeiro no Brasileirão

  • 19 jogos, 11 vitórias, dois empates e seis derrotas – 61,4% de aproveitamento

Próximo jogo do Cruzeiro

Cruzeiro e Fortaleza se enfrentam na próxima segunda-feira (5/8), a partir das 21h, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. A partida será fora de Belo Horizonte porque a antiga diretoria do clube celeste vendeu o mando de alguns compromissos do time.

Compartilhe