CRUZEIRO

Cruzeiro precisa superar cenário negativo recente para vencer o Fortaleza

Retrospecto recente de Cruzeiro x Fortaleza é favorável ao time cearense; Raposa tem vantagem no histórico de confrontos entre os clubes
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro terá um adversário complicado pela frente no Campeonato Brasileiro. Além de ter um bom desempenho em campo, a Raposa terá que contornar o cenário negativo recente para superar o Fortaleza nesta segunda-feira (5/8), às 21h, no Kléber Andrade, em Cariacica, pela 21ª rodada da Série A. 

Raposa e Leão do Pici se enfrentaram em cinco ocasiões nos últimos cinco anos, sendo uma vitória celeste, dois empates e dois triunfos dos cearenses. Durante esse período, o Cruzeiro marcou três gols e sofreu cinco. 

A única vitória do Cruzeiro nesse recorte foi a mais emblemática da série. Isso porque o time mineiro brigava contra o rebaixamento à Segunda Divisão e ganhou um alívio ao triunfar fora de casa.

Última vitória da Raposa foi marcante

A partida vencida pelo Cruzeiro por 1 a 0 foi disputada em 18 de novembro, no Castelão, pela 30ª rodada. O duelo ocorreu após a data prevista para sua realização, aumentando ainda mais a pressão sobre os mineiros, que tinham um jogo a menos em relação aos demais concorrentes na briga contra o descenso. 

Bruno Rodrigues marcou o único gol do jogo, aos 34 minutos do segundo tempo. O atacante recebeu ótimo cruzamento de Ian Luccas e desviou para o fundo da rede. A princípio, o árbitro havia dado impedimento, porém, com o auxílio do VAR, o tento foi validado. 

Na ocasião, o Cruzeiro foi comandado por Paulo Autuori e Fernando Seabra, que eram diretor técnico e treinador do sub-20, respectivamente. Depois disso, a dupla teve sucesso em confirmar o time na elite nacional. 

Cruzeiro leva vantagem no histórico geral

Apesar da má fase recente contra o Fortaleza, o Cruzeiro leva vantagem no histórico geral de duelos. Os adversários já se enfrentaram 16 vezes, com oito vitórias estreladas, quatro empates e três triunfos cearenses (veja todos abaixo). 

  • Fortaleza 1 x 1 Cruzeiro (2024) – no Castelão, pela 2ª rodada do Brasileiro
  • Fortaleza 0 x 1 Cruzeiro (2023) – no Castelão, pela 30ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 0 x 1 Fortaleza (2023) – no Mineirão, pela 11ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 1 x 1 Fortaleza (2019) – no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileiro
  • Fortaleza 2 x 1 Cruzeiro (2019) – no Castelão, pela 9ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 0 x 0 Fortaleza (2006) – no Mineirão, pela 29ª rodada do Brasileiro
  • Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro (2006) – no Pici, pela 10ª rodada do Brasileiro
  • Fortaleza 3 x 1 Cruzeiro (2005) – no Pici, pela 37ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 3 x 0 Fortaleza (2005) – no Mineirão, pela 16ª rodada do Brasileiro
  • Fortaleza 1 x 2 Cruzeiro (2003) – no Castelão, pela 40ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 2 x 0 Fortaleza (2003) – no Mineirão, pela 17ª rodada do Brasileiro
  • Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza (1981) – no Mineirão, pela 4ª rodada da 1ª fase do Brasileiro
  • Fortaleza 0 x 0 Cruzeiro (1975) – no Castelão, pela 9ª rodada da 1ª fase da Copa Brasil
  • Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro (1974) – no Castelão, pela 17ª rodada da 1ª fase da Copa Brasil
  • Cruzeiro 1 x 0 Fortaleza (1974) – no Mineirão, pela 1ª rodada da 2ª fase do Nacional de 1973
  • Fortaleza 0 x 0 Cruzeiro (1973) – no Presidente Vargas, pela 1ª fase do Nacional de 1973

Cruzeiro x Fortaleza em 2024

Desta vez, Cruzeiro e Fortaleza farão um confronto direto na parte de cima da tabela do Brasileirão. A equipe mineira ocupa o quinto lugar, com 35 pontos, enquanto o time cearense está na quarta posição, com um a mais.

O duelo será disputado fora de Minas Gerais em virtude de uma decisão do Cruzeiro tomada ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF. No início deste ano, o empresário vendeu o mando de campo para um grupo de comunicação. 

Segundo apurou a reportagem de No Ataque, o Cruzeiro embolsou cerca de R$ 1 milhão, livre de impostos, pela cessão da partida à empresa responsável. 

Novo dono do clube-empresa, Pedro Lourenço tentou reverter a situação após a vitória celeste por 3 a 0 sobre o Botafogo, no Engenhão, no último sábado (27/7), pela 20ª rodada. No entanto, não havia tempo hábil para que a mudança de praça esportiva fosse validada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Compartilhe