O Cruzeiro aposta no rendimento como mandante para entrar de vez na briga com os adversários diretos pelo título da Série A do Campeonato Brasileiro. Com 100% de aproveitamento dentro de seus domínios – oito vitórias em oito jogos -, a Raposa tem como meta se firmar entre os quatro primeiros colocados na tabela, o que pode ocorrer ao término da 21ª rodada.
A próxima missão será diante do Fortaleza nesta segunda-feira (5/8), às 21h, no Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. O adversário também é uma das surpresas do torneio e está nas primeiras colocações.
O Leão do Pici é o quarto colocado, com 36 pontos. O lugar na tabela condiz com o bom futebol apresentado pela equipe comandada pelo técnico Juan Pablo Vojvoda. Já são seis jogos de invencibilidade, sendo cinco vitórias e um empate.
A reação no Brasileirão também é parecida com a do Cruzeiro, que chegou aos 35 pontos e está em quarto lugar. O salto só foi possível graças ao triunfo por 3 a 0 fora de casa sobre o então líder Botafogo.
Cruzeiro, Fortaleza e Flamengo (líder, com 40 pontos) possuem um jogo a menos em relação aos demais concorrentes diretos: Botafogo (2º, com 40) e Palmeiras (3º, com 36).
Na tentativa de entrar na zona de classificação direta à Copa Libertadores de 2025 já nesta rodada, o Cruzeiro precisa apenas vencer o Fortaleza. A reportagem de No Ataque traz abaixo os cenários para o time celeste no Brasileiro conforme o resultado no Espírito Santo.
Vitória do Cruzeiro
Para entrar pela primeira vez no G4 da competição, o time de Fernando Seabra precisa apenas derrotar o Fortaleza. Se isso ocorrer, os mineiros chegarão aos 39 pontos e tomarão a posição do adversário.
Há também a possibilidade de a Raposa assumir a terceira posição. Para que isso ocorra, no entanto, é necessário que o Palmeiras seja derrotado pelo Internacional (14º lugar, com 20 pontos).
O Cruzeiro já entrará em campo sabendo do resultado do Verdão, já que o duelo entre gaúchos e paulistas será neste domingo (4/8), às 17h, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Empate no Kléber Andrade
Em caso de empate no estádio Kléber Andrade, na melhor das hipóteses, o Cruzeiro terminará a rodada na quarta posição. O time celeste chegaria aos 36 pontos e poderia tomar a posição do Palmeiras caso a equipe de Abel Ferreira perca por quatro gols de diferença para o Inter.
Sendo assim, o Cruzeiro teria o mesmo número de pontos do Verdão e de vitórias (11 para cada). O critério que os diferenciaria seria o saldo de gols: oito contra sete. Nesse cenário, o Fortaleza seria o terceiro lugar por ter feito 37 pontos, enquanto os mineiros seriam o quarto.
Já na pior das hipóteses, a Raposa pode encerrar a 21ª rodada da Série A na quinta posição – a mesma que começou.
Derrota da Raposa
Por fim, uma derrota para o Fortaleza no Espírito Santo teria o mesmo efeito prático de um empate. O Cruzeiro permaneceria com 35 pontos na quinta colocação e não seria ultrapassado pelos adversários que estão abaixo na tabela.
São Paulo (sexto, com 32) e Bahia (sétimo, com 32) poderiam empatar com a Raposa no número de pontos caso vençam suas respectivas partidas, mas a quantidade de vitórias não seria o suficiente para tomar o lugar do time celeste.