CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro perde para Fortaleza e desperdiça chance de entrar no G4 do Brasileiro

Cruzeiro cometeu erros na defesa e foi derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1, no Kléber Andrade, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro pagou caro por uma ‘herança’ deixada pela gestão de Ronaldo Nazário, que vendeu o mando de campo do jogo contra o Fortaleza ainda no início desta temporada por R$ 1 milhão. A partida que poderia ter colocado o time no G4 do Campeonato Brasileiro foi disputada longe do Mineirão e terminou com gosto amargo. A Raposa cometeu erros na defesa e perdeu para o time cearense por 2 a 1, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, nesta segunda-feira (5/8), pela 21ª rodada da Série A. 

O placar foi aberto após uma bobeada da defesa do Cruzeiro, aos oito minutos. João Marcelo rifou a bola para o campo adversário e deu origem a um contra-ataque mortal. Breno Lopes recebeu belo passe de Marinho pelo lado esquerdo do campo e chutou cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Cássio, que ainda escorregou ao pular.

A tentativa de reação veio com Matheus Henrique, aos 15′. Em lance de extrema felicidade, o volante pegou o rebote de fora da área e colocou efeito na bola, que fez uma curva e morreu no canto direito do goleiro João Ricardo.

No entanto, o Leão se aproveitou de outra falha da marcação do Cruzeiro, dessa vez em cruzamento pelo lado direito, e voltou a ficar em vantagem. Renato Kayzer tentou duas vezes até empurrar a bola para o fundo da rede.

Situação na tabela

Com o resultado, o Cruzeiro deixou escapar a chance de subir ao terceiro lugar e entrar pela primeira vez na zona de classificação direta à Copa Libertadores de 2025. O time estrelado permaneceu na quinta posição, com 35 pontos. 

O revés também fez o Cruzeiro perder a invencibilidade como mandante no torneio. Os celestes agora acumulam oito vitórias e uma derrota atuando dentro de seus domínios. 

Por sua vez, o Fortaleza chegou aos 39 pontos e subiu para a terceira colocação. A ascensão só foi possível graças ao tropeço do Palmeiras, que ocupava essa posição. O time paulista empatou por 1 a 1 com o Internacional, no Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e ficou com 37 pontos. 

Próximos jogos de Cruzeiro e Fortaleza

O Cruzeiro agora concentra suas atenções para o clássico com o Atlético. Os rivais medirão forças neste sábado (10/8), às 21h30, no Mineirão, pela 22ª rodada da Série A. 

Já o Fortaleza voltará a campo para enfrentar o Criciúma na tarde de sábado, às 16h. O palco do duelo será o Castelão, na capital cearense.

O JOGO

Fortaleza aproveita vacilos do Cruzeiro na defesa

Embora tenha controlado as principais ações ofensivas do jogo na etapa inicial, com 10 finalizações contra cinco, o Cruzeiro pagou caro por erros na defesa. No primeiro deles, aos oito minutos, João Marcelo rifou a bola para frente, mas acabou gerando um contra-ataque para o Fortaleza. 

Marinho deu um belo passe em profundidade para Breno Lopes, que dominou com liberdade pelo lado esquerdo e bateu no canto direito de Cássio. Devido às más condições do gramado, que foi bastante castigado pela chuva no fim de semana, o goleiro acabou escorregando e não conseguiu se esticar para tentar a defesa: 1 a 0

A resposta da Raposa foi quase que imediata. Aos 15’, Matheus Pereira arriscou de bate-pronto, mas parou no goleiro João Ricardo, que espalmou para fora da área. No rebote, Matheus Henrique colocou efeito no chute e acertou o canto esquerdo, deixando tudo igual: 1 a 1

O gol freou o ímpeto do Leão do Pici e aumentou a participação do Cruzeiro no campo de ataque. O time de Fernando Seabra teve, pelo menos, mais duas boas chances de virar. Contudo, quem aproveitou a oportunidade foi o Fortaleza. 

Renato Kayzer aplicou a famosa ‘lei do ex’ ao balançar a rede de seu antigo clube. Aos 41’, o atacante aproveitou a trapalhada da zaga cruzeirense, que não conseguiu cortar o cruzamento de Bruno Pacheco pela esquerda, e chutou no canto direito. O camisa 79 tentou duas vezes antes de marcar: 2 a 1

Raposa cria pouco e não consegue reação

Seabra foi forçado a mexer na equipe na volta do intervalo. O lateral-direito William, que estava pendurado com dois cartões amarelos e corria o risco de ficar de fora do clássico com o Atlético, sentiu dores no joelho esquerdo e foi substituído. O treinador colocou Wesley Gasolina em campo.

Precisando mostrar uma reação para buscar o empate, a Raposa até tentou se aproximar do gol adversário, mas sem sucesso. O time celeste errou muitos passes na transição ofensiva e ofereceu contra-ataques perigosos ao Fortaleza.

A equipe cearense, por sua vez, se fechou para administrar o resultado e continuou apostando nas bolas longas em velocidade para pegar o adversário desprevenido.

No fim, Barreal teve grande chance para empatar. O meia-atacante arriscou de fora da área e acertou o travessão.

Dos oito jogadores pendurados com dois cartões amarelos, apenas João Marcelo levou o terceiro e não enfrentará o Atlético no próximo sábado. O zagueiro tentou uma bicicleta na área do Fortaleza e acertou a cabeça de Cardona.

CRUZEIRO 1 X 2 FORTALEZA

Cruzeiro

Cássio; William (Wesley Gasolina, no intervalo), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Vitinho, aos 40 min do 2ºT), Matheus Henrique (Lucas Silva, aos 26 min do 2ºT), Álvaro Barreal e Matheus Pereira; Kaio Jorge (Juan Dinenno, aos 13 min do 2ºT) e Lautaro Díaz (Arthur Gomes, aos 26 min do 2ºT)
Técnico: Fernando Seabra

Fortaleza

João Ricardo; Emanuel Brítez, Kuscevic, Tómas Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pedro Augusto (Kervin Andrade, aos 35 min do 1ºT) e Matheus Rossetto (José Welison, aos 18 min do 2ºT); Breno Lopes (Pedro Rocha, aos 31 min do 2ºT), Marinho (Dudu, aos 31 min do 2ºT) e Renato Kayzer (Moisés, aos 18 min do 2ºT)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda

  • Gols: Breno Lopes, aos 8 min do 1ºT (Fortaleza); Matheus Henrique, aos 15 min do 1ºT (Cruzeiro); Renato Kayzer, aos 41 min do 1ºT (Fortaleza)
  • Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Lautaro Díaz, João Marcelo (Cruzeiro); Marinho, Breno Lopes, Yago Pikachu, João Ricardo (Fortaleza)
  • Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Local: Kléber Andrade, em Cariacica (ES)
  • Data: 5 de agosto de 2024
  • Árbitro: Alex Stefano (RJ)
  • Assistentes: Alessandro Matos (BA) e Thiago Rosa (RJ)
  • VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Compartilhe