O duelo entre Cruzeiro e Atlético, neste sábado (10/8), às 21h30, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá um contexto ainda mais especial. O jogo será o 250º clássico da história do Mineirão.
Conforme os números oficiais registrados pelo Mineirão, o Cruzeiro leva vantagem no embate. São 249 partidas disputadas no Gigante da Pampulha até o momento, com 90 vitórias do time celeste, 80 triunfos atleticanos e 79 empates.
Além disso, a Raposa balançou as redes 292 vezes, contra 271 gols do Galo.
A rivalidade entre os adversários no estádio teve início em 24 de outubro de 1965, quase dois meses depois da inauguração do Mineirão, em 5 de novembro. O primeiro duelo terminou com vitória celeste.
Primeiro Cruzeiro x Atlético no Mineirão
O Cruzeiro venceu o Atlético por 1 a 0, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro daquele ano, em jogo que terminou com muita confusão e com quase todos os jogadores do Atlético expulsos. Coube a Tostão anotar o primeiro gol da história do confronto no principal palco esportivo de Minas Gerais, lembrado pelo clube estrelado como a “fuga das galinhas”.
A jogada nasceu nos pés de Dirceu Lopes, aos 35 minutos do primeiro tempo. O ‘Príncipe’ lançou Hilton Oliveira, que foi à linha de fundo e cruzou para dentro da área. Atento ao lance, Marco Antônio recebeu e tocou a bola para Tostão finalizar forte no canto.
O ‘tempo fechou’ aos 34 minutos da etapa final, quando o árbitro espanhol Juan de la Pásion Artez marcou pênalti a favor do Cruzeiro. Décio Teixeira, zagueiro do Atlético, derrubou o atacante Wilson Almeida na entrada da área.
Inconformados com a marcação do árbitro, os jogadores atleticanos e a comissão técnica intensificaram as reclamações e partiram para cima do dono do apito. A Polícia Militar foi acionada para conter a confusão. Minutos depois do tumulto, o juiz expulsou todos os atletas do time alvinegro e encerrou a partida por falta de segurança.
Na comemoração dos 58 anos do primeiro clássico no Mineirão, em 24 de outubro do ano passado, o Cruzeiro utilizou as redes sociais para lembrar do ocorrido. Em tom provocativo, o clube celeste chamou o fato de “fuga das galinhas”.
Último Cruzeiro x Atlético no Mineirão
Já o último clássico no estádio terminou de forma frustrante para o Cruzeiro. O time celeste saiu em vantagem no placar, mas levou a virada no segundo tempo e perdeu a final do Estadual deste ano por 3 a 1. O Atlético comemorou o título em pleno Mineirão lotado só por cruzeirenses.
Mateus Vital marcou o único tento da Raposa aos 6 minutos. Após cruzamento de Matheus Pereira, o meia subiu e cabeceou cruzado no canto do goleiro Everson.
A equipe atleticana não se abateu e, com outra cabeçada, empatou o jogo aos 19’, com o lateral-direito Renzo Saravia. Já a virada saiu em cobrança de pênalti de Hulk, aos 28’.
Coube ao meia Gustavo Scarpa acabar com qualquer possibilidade de reação do Cruzeiro. Nos acréscimos, o camisa 6 recebeu boa bola de Paulinho em contra-ataque, driblou o goleiro Rafael Cabral e balançou as redes.
Números detalhados
- Jogos: 249
- Vitórias do Cruzeiro: 90
- Vitórias do Atlético: 80
- Empates: 79
- Gols do Cruzeiro: 292
- Gols do Atlético: 271