CRUZEIRO

Seabra explica rotação de Walace e faz projeção para volante no Cruzeiro

Seabra revelou quais são os planos para a utilização de Walace no Cruzeiro; volante não foi titular contra o Inter e sequer entrou em campo
Foto do autor
Compartilhe

O técnico Fernando Seabra explicou o motivo de Walace ainda não ter se firmado no time titular. O volante de 29 anos, que foi contratado nesta janela de transferências, foi reserva na derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o Internacional, nesse domingo (25/8), no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, e sequer entrou em campo. 

Walace foi substituído por Ramiro diante do Inter. O Cruzeiro iniciou o jogo com uma trinca de meio-campistas, sendo Lucas Romero e Matheus Henrique os outros dois. No segundo tempo, Lucas Silva e Japa foram acionados por Seabra no setor. 

“O Walace é um jogador muito importante, muito experiente, qualificado e que está iniciando uma temporada esportiva. Ele fez um jogo de 90 minutos pela primeira vez contra o Boca, uma semana depois, ele fez um jogo que jogou por cerca de 80 minutos. É preciso fazer essa progressão inicial com ele de três partidas pelo menos, dando esse prazo de recuperação”, iniciou. 

Das seis partidas disputadas desde que chegou à Raposa, Walace foi titular em três. Ele atuou por um tempo no clássico com o Atlético (0 a 0) e ganhou mais minutos nos duelos contra o Boca Juniors, pelas oitavas da Copa Sul-Americana. 

Cenário adverso atrapalhou planejamento

Conforme dito por Seabra, era para Walace ter entrado por alguns minutos contra o Inter. No entanto, o cenário adverso – gol marcado por Rafael Borré aos 24’ do segundo tempo – atrapalhou o planejamento do Cruzeiro para o jogador. O técnico explicou que o mesmo ocorreu na derrota celeste por 2 a 1 para o Fortaleza, no Kléber Andrade, em Cariacica-ES.

“A minha ideia contra o Fortaleza, foi para que ele entrasse no segundo tempo. Nós estávamos perdendo o jogo e precisávamos de soluções ofensivas naquele momento e por circunstância do jogo ele acabou não entrando. Aí hoje se repetiu novamente. A minha ideia era que ele entrasse e tivesse uma minutagem controlada. Se você inicia com o jogador, é difícil controlar a minutagem dele. Quando você inicia com ele como suplente, é mais fácil controlar. Eventualmente, uma circunstância do jogo não vai te permitir colocá-lo”, disse. 

Rotação na equipe e projeção para o volante

Ainda de acordo com o treinador celeste, Walace tem uma rotação especial na equipe em razão de sua condição física. O meio-campista cumpre um planejamento específico de preparação e recuperação para evitar lesões, já que chegou ao clube mineiro em meio ao período de férias após o término da temporada europeia. 

“A gente sabe que os jogadores que passam muito tempo na Europa, quando eles vêm para o calendário brasileiro, que tem 20 ou 25 jogos a mais do que eles estão acostumados a jogar, muitos deles tem lesão no primeiro semestre. Isso é um fato conhecido no futebol. A gente está cuidando dele nesse sentido para que ele vá se colocando, ele está quase na forma ideal, mas que ele também consiga render no jogo e ter tempo de se recuperar para estar inteiro no próximo jogo”, concluiu. 

“O foco é que ele tenha uma preparação adequada para que ele entre no próximo jogo. A partir do próximo jogo, que é o terceiro, imagino que ele vai estar em condições de ser utilizado com mais frequência mesmo nessa batida de três a quatro dias”. 

– Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro.

Dessa forma, Walace deve assumir de vez a titularidade no Cruzeiro no próximo compromisso. O time celeste enfrentará novamente o Internacional nesta quarta-feira (28/8), às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo adiado da 5ª rodada do Brasileirão. 

Com a suspensão de Lucas Romero, que levou o terceiro cartão amarelo contra o Inter, Walace deve formar dupla com Matheus Henrique. Álvaro Barreal e Matheus Pereira devem ser os outros jogadores a comporem o meio-campo.

Jogos de Walace pelo Cruzeiro

  • Cruzeiro 2 x 0 Juventude – entrou aos 29 minutos do segundo tempo
  • Botafogo 0 x 3 Cruzeiro – entrou aos 30 minutos do segundo tempo
  • Cruzeiro 1 x 2 Fortaleza – não entrou
  • Cruzeiro 0 x 0 Atlético – saiu no intervalo
  • Boca Juniors 1 x 0 Cruzeiro – jogou o jogo inteiro
  • Vitória 2 x 2 Cruzeiro – entrou aos 37 minutos do segundo tempo
  • Cruzeiro 2 x 1 Boca Juniors – saiu aos 34 minutos do segundo tempo
  • Internacional 1 x 0 Cruzeiro – não entrou
Compartilhe