Depois que goleou o então líder Botafogo, por 3 a 0, há um mês, o Cruzeiro viu sua realidade mudar no Campeonato Brasileiro. A perspectiva que era de crescimento ficou para trás, e o time não venceu mais nenhum jogo – dois empates e duas derrotas. Para quebrar essa sequência negativa e voltar ao G6, a Raposa terá que ganhar do Internacional nesta quarta-feira (28/8).
O confronto atrasado da quinta rodada será disputado a partir das 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. No último domingo, as equipes se enfrentaram pela 24ª rodada, e o Colorado venceu por 1 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Vencer a ‘revanche’ é a única meta do Cruzeiro, que está invicto no Gigante da Pampulha. Desde que o técnico Fernando Seabra foi contratado, em abril, a Raposa jogou 12 vezes no estádio.
O retrospecto é de nove vitórias e três empates. No Brasileirão, são sete triunfos em oito partidas. Se derrotar o Inter, o Cruzeiro voltará ao G6. O time estrelado tem 37 pontos – dois a menos que o Bahia, sexto colocado com um jogo a mais.
Além do próprio desempenho como mandante, um fator que pode ser decisivo para o Cruzeiro vencer novamente é o aproveitamento do Inter como visitante. O Colorado não vence fora de casa desde 22 de junho, quando bateu o Grêmio por 1 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 11ª rodada.
Tabela do Brasileirão
- Cruzeiro está em sétimo lugar, com 37 pontos – 11 vitórias, quatro empates e oito derrotas em 23 jogos
- Inter está em 11º lugar, com 28 pontos – sete vitórias, sete empates e seis derrotas em 20 jogos
Cruzeiro x Inter: onde assistir
As únicas opção de transmissão para o jogo serão o pay-per-view e o serviço de streaming do Premiere.
Cruzeiro x Inter: prováveis escalações
Cruzeiro
A Raposa terá quatro desfalques certos contra o Inter. O lateral-direito William e o volante Lucas Romero receberam o terceiro cartão amarelo no último compromisso e terão que cumprir suspensão. Já os atacantes Álvaro Barreal e Lautaro Díaz apresentaram problemas físicos e não terão condições de jogo.
Dessas posições, a maior dúvida do técnico Fernando Seabra está na lateral direita. Isso porque Wesley Gasolina, substituto imediato de William, perdeu prestígio com a diretoria e sequer foi relacionado. No Ataque apurou que ele está na ‘lista de atletas negociáveis’ ainda nesta janela e não deve permanecer no clube.
Alternativas na lateral direita
Sendo assim, o treinador terá que fazer uma improvisação na função. Seabra tem três opções viáveis, sendo a primeira e a mais provável delas deslocar o zagueiro Zé Ivaldo para a lateral. Caso isso aconteça, Lucas Villalba formará dupla com João Marcelo, que também retorna ao time após ser preservado.
Outra alternativa para Seabra é usar Ramiro na linha de defesa. O volante atuou nessa posição no empate por 2 a 2 com o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada do Brasileirão, mas não teve grande desempenho.
A terceira opção do técnico é improvisar Weverton na direita. O jovem de 21 anos vem atuando como lateral nos treinamentos na Toca da Raposa 2. Ele voltou a ser relacionado na derrota para o Inter.
Outras mudanças
Já no meio-campo, a escolha de Seabra é mais fácil. Walace retornará ao time na vaga de Romero.
Por sua vez, Álvaro Barreal dará lugar ao armador Matheus Pereira, que volta de suspensão. O meia-atacante argentino voltou a sentir um incômodo no tornozelo esquerdo e deixou o jogo contra o Colorado no intervalo.
Ramiro, que ganhou chance entre os titulares, deve sair para a entrada de Mateus Vital. Japa também aparece como opção.
Lautaro apresentou alto desgaste muscular na coxa esquerda. O substituto deve ser Arthur Gomes.
- Provável escalação: Cássio; Zé Ivaldo (Weverton), João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Matheus Henrique, Mateus Vital (Japa) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Juan Dinenno
- Desfalques: William (suspenso), Lucas Romero (suspenso), Gabriel Verón (transição), Rafa Silva (lesão no tendão posterior do joelho direito), Álvaro Barreal (incômodo no tornozelo esquerdo) e Lautaro Díaz (desgaste na coxa esquerda)
Internacional
O Internacional também terá um desfalque importante nesta quarta. O goleiro Sergio Rochet recebeu o terceiro cartão amarelo na última partida e terá que cumprir suspensão.
O técnico Roger Machado deve dar oportunidade ao jovem Anthoni, de 22 anos. Isso porque Fabricio, substituto imediato do arqueiro uruguaio, ainda cumpre prazo de transição física após lesão na tíbia.
O restante da equipe titular deve ser a mesma que enfrentou o Cruzeiro no domingo. O meia Alan Patrick ainda está sem ritmo de jogo e começará no banco de reservas.
- Provável escalação: Anthoni; Bruno Gomes, Rogel, Mercado e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Gabriel Carvalho, Bruno Tabata, Wesley e Borré
- Desfalques: Sergio Rochet (suspenso)
Cruzeiro x Inter: personagens
“Cada jogo tem a sua própria história, tem as suas circunstâncias. Nós estávamos vindo de vários jogos na sequência, sem semana cheia (para treinar). Se eu não me engano, o Inter teve uma semana cheia. Agora, o Inter também vai ter que preparar um jogo com só três dias. Reduz essa desigualdade. É um cenário totalmente diferente, até porque vamos ter o nosso jogo em casa, a nossa torcida tem sido muito importante, tem feito a diferença quando nós jogamos no Mineirão. A gente precisa ter muito discernimento para saber o que realmente é relevante do jogo que aconteceu aqui (em Porto Alegre) para levar para o próximo jogo”
Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro
“A primeira frase que falei que o ambiente de vitória nunca é igual. O melhor jogador do time é a confiança. Sempre. Jogador é 50% confiança. Quando a gente ganha, sou otimista, quando a gente perde, sou realista. Para enxergar onde a gente fez coisas importantes mesmo nos maus resultados e não permitir que a vitória esconda os erros”
Roger Machado, técnico do Inter
Cruzeiro x Inter: arbitragem
- Árbitro: Bruno Arleu De Araújo (RJ)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
- VAR: Marcio Henrique De Gois (SP)