CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro passa apertos, mas vence Atlético-GO no Mineirão pelo Brasileiro

Mais de 58 mil torcedores do Cruzeiro compareceram ao Mineirão no jogo contra o Atlético Goianiense pela 25ª rodada do Brasileirão
Foto do autor
Compartilhe

Depois de cinco jogos, o Cruzeiro voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. A calmaria em meio ao caos veio na manhã deste domingo (1º/9), contra o Atlético Goianiense, pela 25ª rodada. Diante de um Mineirão lotado por mais de 58 mil torcedores, a Raposa passou grandes apertos na defesa, mas fez boa atuação ofensiva e venceu por 3 a 1.

Os tentos foram marcados por William, Matheus Henrique e Kaio Jorge, que conseguiu redenção após perder pênalti no último jogo do Cruzeiro. Mesmo tendo sido vazado três vezes, o Atlético-GO vendeu caro a derrota. Joel Campbell fez o ‘gol de honra’ do Dragão.


Classificação do Brasileirão

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 41 pontos e subiu momentaneamente para a sexta posição. Caso o Bahia vença o RB Bragantino neste domingo, a Raposa será ultrapassada e voltará para o sétimo lugar. O time estrelado tem 12 vitórias, cinco empates e oito derrotas.

Já o Atlético-GO permaneceu na 20ª colocação da Série A, com 18 pontos. O Dragão venceu quatro vezes, empatou seis e perdeu 15 na competição.

  • Próximo jogo do Cruzeiro será contra o São Paulo, em 15 de setembro (domingo), às 18h30, no Mineirão, em BH (26ª rodada)
  • Próximo jogo do Atlético-GO será contra o Vitória, em 14 de setembro (sábado), às 16h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (26ª rodada)

Defesa do Cruzeiro leva sustos, e ataque consegue vantagem no primeiro tempo

Com apenas cinco minutos de jogo, o árbitro marcou pênalti para o Cruzeiro. A bola bateu na mão do volante Gonzalo Freitas dentro da área do Atlético-GO. Na checagem, o VAR confirmou o lance.

Cobrador oficial do time celeste, o lateral-direito William deslocou o goleiro e abriu o marcador aos 08′. A torcida fez grande festa no Mineirão.

Quando o Dragão conseguiu boas chegadas ao ataque, em situações de vantagem posicional, dois jogadores salvaram o Cruzeiro: o zagueiro João Marcelo e o volante Matheus Henrique, que rifaram bolas perigosas dentro da área celeste.

Embalado pelo apoio da torcida, o Cruzeiro se manteve ofensivo e conseguiu ampliar o placar. Importante na defesa, Matheus Henrique também foi crucial na linha de frente. Após cruzamento do centroavante Kaio Jorge, o meio-campista apareceu bem postado e cabeceou a bola para o fundo da rede aos 24′: 2 a 0.

Luiz Fernando passou e foi substituído por Alejo Cruz. Mesmo com a reformulação no ataque ainda no primeiro tempo, o Atlético-GO conseguiu diminuir a vantagem celeste poucos minutos depois. O Cruzeiro fazia boa atuação ofensiva, mas dava brechas no sistema defensivo.

Em um desses lances, Alejo Cruz, que havia acabado de entrar, tabelou com Joel Campbell dentro da área, frente a frente com o goleiro Cássio. O atacante costarriquenho chutou cruzado e fez o gol: 2 a 1.

Na sequência, o Dragão quase voltou a marcar em duas boas jogadas do meia Shaylon. Apesar da vitória parcial e do desempenho satisfatório, o Cruzeiro foi para o intervalo em baixa, com a necessidade de reformulações para consolidar o resultado

Pressionado, Cruzeiro volta a marcar e garante vitória no segundo tempo

A partida recomeçou aberta dos dois lados. O Atético-GO, porém, teve a melhor oportunidade dos minutos iniciais: Maguinho chutou dentro da área, e Cássio fez grande defesa para evitar o empate.

Pressionado, o Cruzeiro se lançou ao ataque e conseguiu fazer o terceiro gol. Aos 10′, o meia-atacante Matheus Pereira conseguiu boa enfiada de bola para Kaio Jorge, que chutou por baixo do goleiro e correu para os braços da torcida: 3 a 1.

Criticado por perder pênalti no empate por 0 a 0 com Internacional, na quarta-feira, o camisa 9 pulou a placa de publicidade e comemorou o gol diante dos torcedores. O estádio então cantou alto: “Uuh, terror, Kaio Jorge é matador!”.

No restante do segundo tempo, o Cruzeiro não baixou o ritmo, e seguiu na busca pelo quarto gol. Sem outra alternativa, o Atlético-GO se lançou ao ataque e também produziu jogadas de perigo. Depois dos 40 minutos, o técnico Fernando Seabra fez mudanças significativas no time e conservou o resultado.

CRUZEIRO 3 X 1 ATLÉTICO-GO

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace (Japa, no intervalo; Vitinho, aos 22’/2ºT), Matheus Henrique (Lucas Villalba, aos 40’/2ºT) e Álvaro Barreal (Mateus Vital, aos 14’/2ºT); Matheus Pereira (Lucas Silva, aos 40’/2ºT) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra

Atlético-GO

Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins, Luiz Felipe e Guilherme Romão (Jorginho, aos 29’/2ºT); Gonzalo Freitas, Gabriel Baralhas (Lacava, aos 18’/2ºT), Rhaldney (Emiliano Rodríguez, aos 29’/2ºT) e Shaylon (Roni, aos 18’/2ºT); Joel Campbell e Luiz Fernando (Alejo Cruz, aos 24’/1ºT). Técnico: Umberto Louzer

  • Motivo: 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 1º de setembro de 2024
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte
  • Gols: William, Matheus Henrique e Kaio Jorge (Cruzeiro); Joel Campbell (Atlético-GO)
  • Cartões amarelos: Cássio e Matheus Pereira (Cruzeiro); Emiliano Rodríguez, Gonzalo Freitas, Roni, Gabriel Baralhas e Luiz Felipe (Atlético-GO)
  • Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
  • Assistentes: Rafael Da Silva Alves (RS) e Gizeli Casaril (SC)
  • VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
  • Público: 58.233
  • Renda: R$ 3.004.979,50
Compartilhe