Álvaro Barreal está com dores no tornozelo esquerdo e não treina desde sexta-feira (6/9). Se o meia-atacante não melhorar , o técnico Fernando Seabra será obrigado a mudar a escalação do Cruzeiro na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesse cenário, há quatro jogadores que poderiam ganhar uma oportunidade no confronto com o São Paulo: os meias Vitinho e Mateus Vital e os atacantes Gabriel Veron e Lautaro Díaz.
Dupla de atacantes está de volta após lesões
Veron não entra em campo desde a derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, fora de casa, em 20 de julho. Isso ocorreu na 18ª rodada da Série A. Recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, o camisa 30 espera por nova chance nos 11 iniciais.
Gabriel era titular quando se machucou. O camisa 30 marcou quatro gols e deu uma assistências nos últimos oito jogos que disputou.
Outro atacante que está novamente disponível é Lautaro. O argentino não atuou nos dois compromissos mais recentes da Raposa porque se recuperava de alto grau de desgaste. Sua última participação foi na derrota fora de casa por 1 a 0 para o Internacional, em 25 de agosto, na 24ª rodada do Brasileirão.
Vitinho aguarda primeira oportunidade como titular
Vitinho já foi usado como uma opção para o lugar de Barreal em outras partidas, mas sempre no segundo tempo. Ele ainda não teve chance como titular do Cruzeiro.
O meia de 20 anos marcou um gol e deu uma assistências nos 20 jogos em que foi acionado. ‘Homem de confiança’ de Seabra, o jovem foi promovido do time Sub-20 ao profissional após o vice-campeonato celeste na última Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A relação do técnico com Vitinho começou durante o trabalho o período que passaram juntos na equipe júnior, entre 2023 e 2024, e teve seu ápice durante a campanha no torneio Sub-23.
Antes de chegar ao Cruzeiro, o meia jogava na base da Ponte Preta. Vitinho também fez duas partidas pelo profissional da Macaca nas rodadas finais da Série B de 2022.
Além de atuar pelo meio-campo, o jogador pode fazer a lateral esquerda. Na Copinha, inclusive, foi colocado por Seabra nessa posição.
Vital também é opção para Seabra
Mateus Vital substituiu Barreal no início do segundo tempo da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético Goianiense, em 1º de setembro, no Mineirão, pela 25ª rodada da Série A.
O meia já foi acionado 19 vezes e marcou dois gols nesta temporada. Vital foi usado por Seabra como opção na etapa complementar de três das últimas dez partidas. Vitinho, por outro lado, participou de cinco.
Cruzeiro x São Paulo
Cruzeiro e São Paulo se enfrentam no domingo, a partir das 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A equipe celeste está em quinto lugar na Série A, com 41 pontos – mesmo quantidade que o Tricolor Paulista, sexto colocado por causa do menor saldo de gols (8 x 7).
Situação de Barreal preocupa Cruzeiro
Desde a última sexta-feira (6/9), Barreal tem feito trabalhos internos, na academia e no departamento de saúde do clube. O incômodo no tornozelo esquerdo é um problema que já dura semanas e afetou o Cruzeiro nas últimas duas partidas do Brasileirão.
Em 28 de agosto, Barreal ficou fora do empate por 0 a 0 com o Internacional, no Mineirão, por causa das dores. Contra o Atlético Goianiense ele voltou a sentir o problema e deixou o campo antes do fim do jogo.
Quem ainda está no departamento médico?
Três jogadores do Cruzeiro estão no departamento médico: o volante Japa (fratura no pé direito) e os centroavantes Juan Dinenno (ruptura de tendão no joelho direito) e Rafa Silva (fratura no joelho direito).