O Cruzeiro terá um desafio imenso pela frente: vencer um adversário que, historicamente, é uma ‘pedra no sapato’. O São Paulo é o único time do Campeonato Brasileiro que tem mais vitórias do que derrotas contra a Raposa no Mineirão – 18 triunfos, contra 12 dos mineiros. E os rivais serão colocados à prova mais uma vez neste domingo (15/9), às 18h30, em Belo Horizonte, pela 26ª rodada. No Ataque traz, a seguir, todos os detalhes sobre o confronto direto pela Série A: onde assistir, prováveis escalações, personagens e mais.
A Raposa chega para a partida aliviada com a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-GO, no Gigante da Pampulha, antes da pausa para a Data Fifa. Depois disso, o time celeste teve tempo para trabalhar e corrigir o que não vinha dando certo quando os resultados ficaram aquém do esperado.
Já o São Paulo busca dar a volta por cima após a eliminação para o Atlético nas quartas de final da Copa do Brasil. Menos de 48 horas depois do jogo, o Tricolor Paulista volta à capital mineira para evitar o que seria a pior seca do elenco na atual temporada – são três partidas consecutivas sem vitória.
O duelo será decisivo na briga pelas primeiras posições na tabela. Cruzeiro e São Paulo estão empatados em números de pontos (41). Os mineiros estão acima, em quinto lugar, por ter melhor saldo de gols: oito, contra sete dos paulistas, que ocupam a sexta colocação.
Mudança de local
A princípio, o jogo não seria disputado na capital mineira. Isso porque o mando havia sido vendido para uma empresa de comunicação ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno à frente da SAF, no início deste ano.
O empresário embolsou R$ 1 milhão de forma antecipada para aceitar a mudança do local para o Mané Garrincha, em Brasília. Entretanto, o bom desempenho do time no Mineirão desde a contratação do técnico Fernando Seabra, fez com que Pedro Lourenço, novo dono da SAF, revertesse a decisão.
Pedrinho pagou a multa prevista em caso de quebra de contrato e trouxe novamente a partida para o Mineirão. O empresário precisou desembolsar R$ 3 milhões para reverter o processo.
Cruzeiro x São Paulo: onde assistir
O confronto direto terá transmissão exclusiva do Premiere, serviço de pey-per-view.
Cruzeiro x São Paulo: prováveis escalações
Cruzeiro
O Cruzeiro terá um desfalque certo para o duelo, já que o técnico Fernando Seabra não contará com Álvaro Barreal. Apesar de ter feito trabalhos em campo com o restante do grupo nesta semana, o atacante ainda sente um incômodo no tornozelo esquerdo e será preservado.
Barreal vem sofrendo com uma forte dor desde o empate por 2 a 2 com o Vitória, no Barradão, em Salvador, pela 23ª rodada, em 19 de agosto. Desde então, vem sendo monitorado de perto pelo departamento médico.
Dessa forma, Seabra será obrigado a mexer no time titular. Em relação à equipe que bateu o Atlético-GO, a única mudança será a volta de Lautaro Díaz ao ataque.
Lautaro foi preservado dos últimos dois compromissos celestes no Brasileirão. O argentino não teve lesão constatada, mas apresentou desgaste físico acentuado.
- Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique; Matheus Pereira, Lautaro Díaz e Kaio Jorge
- Desfalques do Cruzeiro: Japa (fratura no pé direito), Juan Dinenno (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito), Rafa Silva (fratura no tendão do joelho direito) e Álvaro Barreal (incômodo no tornozelo esquerdo)
São Paulo
Já o São Paulo terá três reforços e três desfalques para o duelo. As boas notícias para Luis Zubeldía ficam por conta do lateral-esquerdo Jamal Lewis e do volante Santiago Longo, que poderão estrear.
Outro jogador que volta a ser opção no Tricolor é o zagueiro Sabino. Ele havia sido punido pelo STJD por confusão no clássico contra o Palmeiras, mas foi liberado diante de um efeito suspensivo emitido pelo tribunal.
No entanto, o técnico são-paulino não terá à disposição o lateral-direito Rafinha e o meia Damián Bobadilla, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Outro atleta que não jogará é Rodrigo Nestor. O volante sofreu uma entorse no tornozelo direito após o empate por 0 a 0 com o Atlético, na Arena MRV, e está fora de combate.
Com os desfalques, Zubeldía deve fazer apenas uma mexida em relação ao time que foi a campo no meio de semana pela Copa do Brasil. O treinador deve escalar Igor Vinícius na vaga de Rafinha.
- Provável escalação do São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco e Wellington (Jamal Lewis); Luiz Gustavo, Liziero e Wellington Rato; Lucas Moura, Luciano e Calleri
- Desfalque do São Paulo: Rafinha (suspensão), Rodrigo Nestor (entorse no tornozelo direito) e Bobadilla (suspensão)
Cruzeiro x São Paulo: personagens
Alexandre Mattos, CEO do Cruzeiro: “Foi um período importante. Em um primeiro momento para o descanso mental. Obviamente que o físico está embutido, mas acima de tudo fazer a preparação no dia a dia, para o (Fernando) Seabra e toda a comissão ajustarem o que precisa ser ajustado por causa dessa sequência difícil que teremos pela frente”.
Jonathan Calleri, atacante do São Paulo: “Não estamos tendo a melhor performance, é uma coisa nossa, temos que melhorar muito. Faz três jogos que não fazemos gol, não estamos jogando nada”.
Cruzeiro x São Paulo: arbitragem
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa/RN)