CRUZEIRO

No Cruzeiro, Diniz reencontra Fluminense ainda no Z4 e sob pressão

Novo técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz deixou o Fluminense por maus resultados no Brasileiro; Tricolor ainda está no Z4
Foto do autor
Compartilhe

Com história recente vitoriosa pelo Fluminense, Fernando Diniz agora encara um novo desafio no Cruzeiro. O treinador tem a missão de levar a Raposa à próxima Copa Libertadores – competição na qual é o atual campeão pelo Tricolor das Laranjeiras -, seja via Campeonato Brasileiro ou com o título da Copa Sul-Americana. 

Nesta quinta-feira (3/10), Diniz reencontrará seu antigo clube pela primeira vez desde a sua demissão, em 24 de junho deste ano. E o cenário da equipe carioca pouco mudou desde a saída do técnico. 

Diniz deixou o comando do Fluminense devido aos maus resultados no Brasileirão. A equipe estava na lanterna, com apenas cinco pontos somados em 11 jogos. A saída pegou uma parcela dos torcedores desprevenidos, já que, um mês antes, o clube havia ampliado o contrato do técnico até dezembro de 2025. 

Sem grandes opções disponíveis no mercado, o Fluminense contratou Mano Menezes para conduzir o projeto. Contudo, em três meses de trabalho, o experiente treinador de 62 anos ainda não conseguiu reverter o cenário na Série A e viu a pressão por resultados positivos aumentar ainda mais.  

Depois de 16 rodadas desde a saída de Diniz, o tricolor ainda está na zona de rebaixamento à Segunda Divisão. O Fluminense é o 18º colocado na tabela, com 27 pontos – um a menos do que o Vitória, primeira equipe fora da zona da degola. 

Momento no Fluminense é de pressão

A tensão no clube carioca aumentou com o mais um tropeço no torneio, sendo dessa vez para o lanterna. Nesse domingo (29/9), o time de Mano teve uma atuação muito ruim e perdeu para o Atlético-GO, por 1 a 0, no Antônio Accioly, em Goiânia, pela 28ª rodada. 

O resultado só não teve maiores impactos devido às derrotas dos concorrentes diretos na parte de baixo da tabela. Corinthians (17º, com 28), Vitória e Athletico-PR (15º, com 31) também perderam seus respectivos jogos. 

A torcida tricolor ficou na bronca com o revés fora de casa, já que o Fluminense precisava dar uma resposta rápida à eliminação para o Atlético nas quartas de final da Libertadores. A equipe carioca foi completamente dominada e sequer incomodou o adversário na derrota por 2 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no jogo de volta. 

O Fluminense também não tem mais chance de título na Copa do Brasil, já que foi eliminado pelo Juventude nas oitavas de final. 

Diniz teve passagem vitoriosa pelo Tricolor

Apesar da queda neste ano, Fernando Diniz deixou um legado no Fluminense. Com estilo de jogo autoral no futebol brasileiro, o treinador conduziu o tricolor aos títulos do Campeonato Carioca (2023), da Libertadores (2023) e da Recopa Sul-Americana (2024).

O grande trabalho no time carioca fez Diniz chegar à Seleção Brasileira. Ele foi anunciado como treinador interino em julho do ano passado, mas ficou pouco tempo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esperava o acerto com o italiano Carlo Ancelotti, que nunca ocorreu.

Paralelamente, Diniz continuou o trabalho no Fluminense até ser demitido. 

Fluminense x Cruzeiro: o reencontro de Diniz

Diniz reencontrará seu ex-time na noite desta quinta-feira (3/10). Fluminense e Cruzeiro se enfrentarão a partir das 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada do Brasileiro. 

Anunciado como novo treinador da Raposa há exatamente uma semana, Diniz ainda busca sua primeira vitória sob o comando celeste. Em dois jogos pelo novo clube, foram dois empates, sendo um deles o da confirmação da classificação do Cruzeiro às semifinais da Sul-Americana. 

Fernando Diniz estreou à beira da área técnica no empate por 1 a 1 com o Libertad, do Paraguai, no Mineirão, na semana passada, pela partida de volta das quartas de final da competição internacional. Depois, precisou cumprir suspensão no empate por 1 a 1 com o Vasco, nesse domingo (29/9), no Gigante da Pampulha, pela 28ª rodada da Série A.

Compartilhe