Fluminense e Cruzeiro encerraram suas respectivas preparações nesta quarta-feira (2/10) para o confronto pelo Campeonato Brasileiro. Os adversários se enfrentam na noite desta quinta-feira (3/10), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada. No Ataque traz abaixo as prováveis escalações para o duelo de opostos no torneio.
O Tricolor das Laranjeiras chega para a partida no momento de maior crise na temporada. A tensão no clube carioca aumentou com a derrota para o lanterna Atlético-GO, por 1 a 0, no Antônio Accioly, em Goiânia, na última rodada.
O resultado negativo só não teve maiores impactos para o Fluminense devido às derrotas dos concorrentes diretos na parte de baixo da tabela. Corinthians (17º, com 28), Vitória e Athletico-PR (15º, com 31) também perderam seus respectivos jogos.
A torcida ficou na bronca com o revés fora de casa, já que o Fluminense precisava dar uma resposta rápida à eliminação para o Atlético nas quartas de final da Libertadores. Membros de organizadas foram ao CT cobrar respostas do técnico Mano Menezes.
Por sua vez, o Cruzeiro busca sua primeira vitória sob o comando de Fernando Diniz. Em duas partidas pela Raposa, o técnico conseguiu dois empates, sendo um deles o da confirmação da classificação às semifinais da Copa Sul-Americana.
Provável escalação do Fluminense
O Fluminense tem dois desfalques certos para o duelo desta quinta-feira. O lateral-esquerdo Diogo Barbosa recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Atlético-GO e terá que cumprir suspensão. A outra ausência na equipe tricolor é Germán Cano.
O atacante foi expulso de forma inusitada diante do Dragão. Ele levou o cartão vermelho já estava no banco de reservas, ao tentar mostrar ao quarto árbitro imagens em um telefone de uma possível irregularidade no lance do gol adversário.
A atitude de Cano é contra as regras expressas no regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Dessa forma, ele foi expulso diretamente depois da ‘confusão’.
Mano Menezes também tem duas dúvidas para escalar o Tricolor das Laranjeiras. Thiago Silva segue em tratamento no calcanhar esquerdo e pode ser preservado novamente. A participação do zagueiro contra o Cruzeiro seria uma surpresa.
A outra incerteza do treinador é quanto a condição de Marcelo. O lateral-esquerdo está com dores na panturrilha esquerda e pode ser baixa.
Porém, a boa novidade para o treinador é a volta de Felipe Melo. O zagueiro cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Atlético-GO e está à disposição no banco de reservas.
Sendo assim, a provável escalação do Fluminense tem Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos (Thiago Silva), Thiago Santos e Gabriel Fuentes (Marcelo); Bernal, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Serna e Kauã Elias.
Provável escalação do Cruzeiro
Já o Cruzeiro terá força máxima. Matheus Pereira, que foi poupado no empate por 1 a 1 com o Vasco, no Mineirão, em Belo Horizonte, no último domingo (29/9), pela 28ª rodada, foi convocado pelo técnico Fernando Diniz e deve retomar a vaga no time titular.
O meia celeste apresentou incômodo na coxa direita e precisou ser preservado para evitar lesão. Ele fez trabalhos específicos na Toca da Raposa 2 no início desta semana e voltou a ter condições de jogo.
Desfalque contra o Vasco, João Marcelo também voltou a ser relacionado pelo Cruzeiro. O zagueiro precisou cumprir suspensão automática diante do time carioca devido à expulsão no empate por 0 a 0 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, na 27ª rodada da Série A.
No entanto, João Marcelo não será titular contra o Fluminense. O defensor perdeu a disputa na posição para Lucas Villalba, que ganhará sua quinta chance consecutiva nos 11 iniciais.
Dessa forma, a provável escalação do Cruzeiro tem Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge.