CRUZEIRO

Última vitória do Cruzeiro sobre Fluminense fora de casa ‘carimbou’ faixa de campeão

Cruzeiro não derrota o Fluminense fora de casa há quase 12 anos; última vitória celeste 'carimbou' faixa de campeão do Tricolor
Foto do autor
Compartilhe

Para tentar dar uma resposta rápida ao seu torcedor no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro será obrigado a vencer o Fluminense fora de casa, feito que não ocorre há quase 12 anos. As equipes se enfrentarão na noite desta quinta-feira (3/9), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 29ª rodada do torneio. 

O último triunfo celeste diante do adversário longe de Minas Gerais foi em 18 de novembro de 2012, pela 36ª rodada do Brasileirão. Na oportunidade, a Raposa ‘carimbou’ a faixa de campeão do Tricolor das Laranjeiras no jogo marcado pela entrega da taça nacional. 

O Cruzeiro venceu o Fluminense por 2 a 0, no Engenhão. Os gols da equipe mineira foram marcados pelo meia argentino Walter Montillo, de pênalti, aos 24 minutos do primeiro tempo, e pelo atacante Élber, aos 2’ da etapa final.

Apesar da derrota, os mais de 35 mil torcedores do Fluminense presentes no estádio vibraram muito após o apito final. Os tricolores lotaram as arquibancadas para ver o time liderado por Fred levantar o troféu do Brasileiro pela quarta vez na história. 

Título do Tricolor das Laranjeiras

A conquista do Fluminense veio de forma antecipada na 35ª rodada. A equipe dirigida pelo técnico Abel Braga venceu o Palmeiras por 3 a 2, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e garantiu matematicamente o título a três rodadas do fim do campeonato. 

Diante do Cruzeiro foi só festa dentro e fora de campo. Fred deixou o bigode à la ‘Don Fredom’ para receber o troféu, enquanto Thiago Neves foi ainda mais ousado e pintou parte do cabelo de verde. 

Jejum de vitórias do Cruzeiro fora de casa

Desde então, o Cruzeiro não venceu mais o Fluminense fora de casa. Os adversários se encontraram em outras 10 ocasiões, sendo em jogos pela Série A e pela Copa do Brasil. Foram dois empates e oito derrotas nesse recorte. 

  • Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Maracanã) – 24ª rodada do Brasileiro de 2023
  • Fluminense 2 x 1 Cruzeiro (Maracanã) – oitavas de final da Copa do Brasil de 2022
  • Fluminense 4 x 1 Cruzeiro (Maracanã) – 5ª rodada do Brasileiro de 2019
  • Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Maracanã) – oitavas de final da Copa do Brasil de 2019
  • Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Maracanã) – 2ª rodada do Brasileiro de 2018
  • Fluminense 1 x 1 Cruzeiro (Edson Passos) – 15ª rodada do Brasileiro de 2017
  • Fluminense 2 x 0 Cruzeiro (Edson Passos) – 15ª rodada do Brasileiro de 2016
  • Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Maracanã) – 12ª rodada do Brasileiro de 2015
  • Fluminense 3 x 3 Cruzeiro (Maracanã) – 19ª rodada do Brasileiro de 2014
  • Fluminense 1 x 0 Cruzeiro (Maracanã) – 10ª rodada do Brasileiro de 2013
  • Fluminense 0 x 2 Cruzeiro (Engenhão) – 36ª rodada do Brasileiro de 2012

Fluminense x Cruzeiro pelo Brasileiro em 2024

O duelo desta quinta-feira, porém, tem um contexto distinto. O Fluminense vive momento de grande pressão externa pelos maus resultados recentes na temporada, enquanto o Cruzeiro divide sua atenção com o possível título da Copa Sul-Americana. 

A tensão cresceu com mais um tropeço do Fluminense na Série A, sendo dessa vez para o lanterna Atlético-GO, no Antônio Accioly, em Goiânia. O resultado deixou o time na zona de rebaixamento (18º, com 27 pontos). 

A torcida tricolor ficou na bronca com o revés fora de casa, já que o Fluminense precisava dar uma resposta rápida à eliminação para o Atlético nas quartas de final da Libertadores. A equipe carioca foi completamente dominada e sequer incomodou o adversário na derrota por 2 a 0, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no jogo de volta.  

O Fluminense também não tem mais chance de título na Copa do Brasil, já que foi eliminado pelo Juventude nas oitavas de final.

Compartilhe